A Nascar Brasil abre a temporada 2024 no Autódromo Internacional com desafio à altura dos pilotos em sua estreia em solo sul-mato-grossense. Os trabalhos já começaram na quinta-feira (14) com reconhecimento da pista.

O piloto Edson Reis está na capital sul-mato-grossense pela primeira vez e já fez uma volta de reconhecimento. “É um asfalto que a gente vê que é bem poroso, mas a pista é estreita. E tem alguns pontos bem interessante. Uma curva de alta, seguida por uma de bem baixa velocidade – legal que são pontos de ultrapassagem”, explica o piloto ao Jornal Midiamax.

Quem também estreia na pista do autódromo é o atleta Giovanni Girotto, que espera colecionar mais uma vitória em Campo Grande. “Estou indo para o quarto ano na categoria e acho que esse ano a única que é novidade para mim é essa de Campo Grande mesmo, o resto todas eu já conheço, todas eu já andei e todas elas eu já ganhei corrida. Espero completar o álbum ganhando aqui em Campo Grande também”, revela à reportagem.

Da Maxon oil Tema, o curitibano Edson inicia 2024 após uma temporada de 2023 com direito a pódios em todas as etapas – 11 ao todo –, conquista do vice-campeonato da Special Edition e terceira posição na Overall.

Já Giovanni busca seu tricampeonato aos 35 anos. Vindo do kart, Girotto é campeão Overall, Brasil e Special Edition na AM em 2022 e fez gradativos anos na competição. O curitibano também é detentor do título de campeão da GT Sprint Race no Special Edition e vice-campeonato do Overall (AM) em 2021.

nascar
Piloto Giovanni Girotto (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Pista desafiadora

O autódromo recebe no fim de semana, a Nascar Brasil, a Copa Truck e Copa Hyundai HB20. Na quinta e nesta sexta-feira (15), os pilotos fazem os treinos para conhecer a pista e ajustar os carros para chegar no sábado (16) garantindo uma boa classificação.

“Aa pista é um pouco estreita e isso causa aquele efeito em que a gente tem que abrir espaço. Eu estava falando pra o Giovanni: ‘se prepara que vamos levar toque na traseira, ter que dar uma empurradinha pra poder entrar, se não a gente não vai passar ninguém ali não'”, conta Reis sobre a pista do local.

“É uma pista que eu não consigo falar muito, sei que é uma pista travada, técnica, difícil de correr, mas eu tenho minhas favoritas ao longo do ano e espero fazer bons resultados daqui, bons pontos para o campeonato”, garante Giovanni.

nascar
Piloto Edson Reis (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

“A gente usa os treinos livres para fazer o acerto no carro, para entender bem o circuito, entender bem a pista para chegar no sábado classificatório e dar tudo que der e e mais um pouco para se classificar mais na frente possível, porque se a gente se classifica em primeiro a gente não precisa passar ninguém”, explica Edson.

Inaugurado em 2001, o circuito apresenta largas áreas de escape e três opções de traçado – o principal deles tem 3.433 metros de extensão no sentido anti-horário.

Com 12 metros de largura, a reta oposta do Autódromo Internacional de Campo Grande é uma das maiores do Brasil, com 960 metros. A parte de infraestrutura conta com 28 boxes, 25 camarotes e uma sala VIP.

nascar
Autódromo de Campo Grande (Divulgação)

Experiência aliada à técnica

Chefe de equipe Singles Competition, João Rossati é o único dos três que já correu em Campo Grande, em 2018. Agora em cargo de liderança, vai poder usar a experiência para orientar a equipe. Rossati faz a ponta entre as necessidades dos pilotos e a atuação do mecânicos.

“Com certeza aqui em Campo Grande eu vou ter também alguma experiência para passar pra eles [pilotos], algumas referências de onde frear, onde tomar mais cuidado porque é uma pista que tem curvas realmente muito desafiadoras”, conta ao Jornal Midiamax.

A competição reúne ao todo 30 pilotos. O Autódromo Internacional Orlando Moura, localizado a 15 km do centro da cidade, às margens da BR 262 – saída para Ribas do Rio Pardo, é um dos três autódromos brasileiros localizados na região Centro-Oeste do país.

nascar
João Rossati (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Transmissão da Nascar

Caso a população não consiga acompanhar de perto ou queria continuar vendo as outras etapas fora de MS, a BandSports exibirá todas as emoções da Nascar Brasil, ao vivo, a última corrida de cada etapa, junto com os momentos da Corrida 1 do fim de semana.

As corridas também terão transmissão ao vivo via streaming no YouTube, nos canais da @NASCARBrasil, @MotorsportBrasil e Portal Hight Speed. Além disso, haverá cobertura dos bastidores nas plataformas digitais da competição.

Ingressos à venda

São cinco modalidades de ingresso: Paddock, Passe de Visitação, Arquibancada e Alambrado com ou sem visitação. Algumas dessas modalidades possuem a opção de compra para os dois dias de evento ou só para o domingo, com valores a partir de R$ 23.

A venda dos ingressos será feita exclusivamente até sexta-feira (15) por meio do site oficial e o pagamento pode ser efetuado por Pix ou em três vezes no cartão de crédito.

Por conta de o Autódromo Internacional de Campo Grande ser localizado em uma rodovia federal (BR-262), não será permitido o consumo e a venda de bebidas alcoólicas.

Cada pessoa poderá levar cinco itens, entre eles os industrializados (devidamente lacrados), como biscoitos, torradas, barras de cereal, frutas cortadas e sanduíches acondicionados em embalagem transparente e não rígida. Cada pessoa poderá levar duas garrafas plásticas, com água, de 500 ml cada.

Além disso, a organização permite guarda-chuva, sombrinha, guarda-sol, cadeiras de praia e tenda de no máximo 3X3 metros. A classificação mínima é de cinco anos.