Pular para o conteúdo
Esportes

Novidade para pilotos, Autódromo de Campo Grande vira desafio na estreia da Nascar: ‘Pista muita técnica’

Pista apresenta largas áreas de escape e três opções de traçado para os pilotos da Nascar – o principal deles tem 3.433 metros de extensão
Fábio Oruê -
nascar
Nascar Brasil (Divulgação, Nascar)

A Nascar Brasil abre a temporada 2024 no Autódromo Internacional com desafio à altura dos pilotos em sua estreia em solo sul-mato-grossense. Os trabalhos já começaram na quinta-feira (14) com reconhecimento da pista.

O piloto Edson Reis está na capital sul-mato-grossense pela primeira vez e já fez uma volta de reconhecimento. “É um asfalto que a gente vê que é bem poroso, mas a pista é estreita. E tem alguns pontos bem interessante. Uma curva de alta, seguida por uma de bem baixa velocidade – legal que são pontos de ultrapassagem”, explica o piloto ao Jornal Midiamax.

Quem também estreia na pista do autódromo é o atleta Giovanni Girotto, que espera colecionar mais uma vitória em . “Estou indo para o quarto ano na categoria e acho que esse ano a única que é novidade para mim é essa de Campo Grande mesmo, o resto todas eu já conheço, todas eu já andei e todas elas eu já ganhei corrida. Espero completar o álbum ganhando aqui em Campo Grande também”, revela à reportagem.

Da Maxon oil Tema, o curitibano Edson inicia 2024 após uma temporada de 2023 com direito a pódios em todas as etapas – 11 ao todo –, conquista do vice-campeonato da Special Edition e terceira posição na Overall.

Já Giovanni busca seu tricampeonato aos 35 anos. Vindo do kart, Girotto é campeão Overall, Brasil e Special Edition na AM em 2022 e fez gradativos anos na competição. O curitibano também é detentor do título de campeão da GT Sprint Race no Special Edition e vice-campeonato do Overall (AM) em 2021.

nascar
Piloto Giovanni Girotto (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Pista desafiadora

O autódromo recebe no fim de semana, a Nascar Brasil, a Copa Truck e Copa Hyundai HB20. Na quinta e nesta sexta-feira (15), os pilotos fazem os treinos para conhecer a pista e ajustar os carros para chegar no sábado (16) garantindo uma boa classificação.

“Aa pista é um pouco estreita e isso causa aquele efeito em que a gente tem que abrir espaço. Eu estava falando pra o Giovanni: ‘se prepara que vamos levar toque na traseira, ter que dar uma empurradinha pra poder entrar, se não a gente não vai passar ninguém ali não'”, conta Reis sobre a pista do local.

“É uma pista que eu não consigo falar muito, sei que é uma pista travada, técnica, difícil de correr, mas eu tenho minhas favoritas ao longo do ano e espero fazer bons resultados daqui, bons pontos para o campeonato”, garante Giovanni.

nascar
Piloto Edson Reis (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

“A gente usa os treinos livres para fazer o acerto no carro, para entender bem o circuito, entender bem a pista para chegar no sábado classificatório e dar tudo que der e e mais um pouco para se classificar mais na frente possível, porque se a gente se classifica em primeiro a gente não precisa passar ninguém”, explica Edson.

Inaugurado em 2001, o circuito apresenta largas áreas de escape e três opções de traçado – o principal deles tem 3.433 metros de extensão no sentido anti-horário.

Com 12 metros de largura, a reta oposta do Autódromo Internacional de Campo Grande é uma das maiores do Brasil, com 960 metros. A parte de infraestrutura conta com 28 boxes, 25 camarotes e uma sala VIP.

nascar
Autódromo de Campo Grande (Divulgação)

Experiência aliada à técnica

Chefe de equipe Singles Competition, João Rossati é o único dos três que já correu em Campo Grande, em 2018. Agora em cargo de liderança, vai poder usar a experiência para orientar a equipe. Rossati faz a ponta entre as necessidades dos pilotos e a atuação do mecânicos.

“Com certeza aqui em Campo Grande eu vou ter também alguma experiência para passar pra eles [pilotos], algumas referências de onde frear, onde tomar mais cuidado porque é uma pista que tem curvas realmente muito desafiadoras”, conta ao Jornal Midiamax.

A competição reúne ao todo 30 pilotos. O Autódromo Internacional Orlando Moura, localizado a 15 km do centro da cidade, às margens da BR 262 – saída para , é um dos três autódromos brasileiros localizados na região Centro-Oeste do país.

nascar
João Rossati (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Transmissão da Nascar

Caso a população não consiga acompanhar de perto ou queria continuar vendo as outras etapas fora de MS, a BandSports exibirá todas as emoções da Nascar Brasil, ao vivo, a última corrida de cada etapa, junto com os momentos da Corrida 1 do fim de semana.

As corridas também terão transmissão ao vivo via streaming no YouTube, nos canais da @NASCARBrasil, @MotorsportBrasil e Portal Hight Speed. Além disso, haverá cobertura dos bastidores nas plataformas digitais da competição.

Ingressos à venda

São cinco modalidades de ingresso: Paddock, Passe de Visitação, Arquibancada e Alambrado com ou sem visitação. Algumas dessas modalidades possuem a opção de compra para os dois dias de evento ou só para o domingo, com valores a partir de R$ 23.

A venda dos ingressos será feita exclusivamente até sexta-feira (15) por meio do site oficial e o pagamento pode ser efetuado por Pix ou em três vezes no cartão de crédito.

Por conta de o Autódromo Internacional de Campo Grande ser localizado em uma rodovia federal (BR-262), não será permitido o consumo e a venda de bebidas alcoólicas.

Cada pessoa poderá levar cinco itens, entre eles os industrializados (devidamente lacrados), como biscoitos, torradas, barras de cereal, frutas cortadas e sanduíches acondicionados em embalagem transparente e não rígida. Cada pessoa poderá levar duas garrafas plásticas, com água, de 500 ml cada.

Além disso, a organização permite guarda-chuva, sombrinha, guarda-sol, cadeiras de praia e tenda de no máximo 3X3 metros. A classificação mínima é de cinco anos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

INSS: mais de meio milhão aderiram ao plano de ressarcimento do Governo Federal

Porto de Santos vive corrida de exportadores antes de tarifas dos EUA

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

Sejusp suspende nomeação de perito condenado por corrupção e mais 11 servidores

Últimas Notícias

Política

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Além de usar tornozeleira eletrônica, o ex-presidente ficará sem acesso às redes sociais, conforme determinação do STF

Trânsito

Idoso é socorrido em estado gravíssimo após ser atropelado na avenida Duque de Caxias

O acidente ocorreu no final da tarde desta sexta-feira

Polícia

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Vítima usava documento falso em nome de um idoso brasileiro

Polícia

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Carmen desapareceu no dia 12 de junho no campus de Ilha Solteira da Unesp