Aos 85 anos, morreu neste domingo (5) o técnico César Luis Menotti, que marcou a história argentina levando o time dos ‘hermanos’ ao título de campeão mundial em 1978. O comunicado foi feito pela AFA (Federação Argentina de Futebol). A causa da morte não foi divulgada.

Figura central do futebol ‘albiceleste’, que significa branco e azul-celeste em espanhol, recentemente o treinador tinha sido internado por causa de um quadro grave de anemia.

No entanto, havia recebido alta no dia 10 de abril e se recuperava em casa, segundo a imprensa argentina. 

“A Federação Argentina de Futebol lamenta informar com grande tristeza a morte de César Luis Menotti, atual Diretor de Seleções Nacionais e ex-técnico Campeão Mundial da Argentina”, disse o comunicado da AFA.

El Flaco, como era conhecido Menotti, foi técnico do Huracán antes de assumir a Argentina, e foi o primeiro treinador a convocar Diego Maradona para a seleção daquele país. Ele também comandou a seleção mexicana e passou ainda por Barcelona, Atlético de Madrid, Sampdoria, Peñarol, Boca Juniors, River Plate e Independiente. Seu último trabalho foi no Tecos, do México, em 2007.

Antes disso, como jogador, foi atacante do Rosário Central, Racing e Boca Juniors, e chegou a atuar no Brasil no fim da carreira, representando o Santos e o Juventus-SP em 1969.