A judoca sul-mato-grossense Kelly Kethyllin Victório, foi convocada nesta sexta-feira (19) pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) para a disputa das Paralimpíadas de Paris 2024. A competição acontece de 28 de agosto a 8 de setembro.

A convocação aconteceu após recebimento e aceitação de convites nominais enviados pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês). A paraense Larissa Oliveira, da J1, foi a segunda atleta convidada. Ela conquistou o bronze no Pan-Americano da modalidade do Canadá em 2022.

Já Kelly disputa a modalidade J2 e, entre suas principais conquistas, está a medalha de ouro no Parapan de Jovens em Bogotá 2023.

Com isso, a delegação brasileira será ainda maior e aumentará o recorde de participação na história dos Jogos Paralímpicos fora do Brasil. Agora são 253 atletas com deficiência na competição na capital francesa.

Representantes de MS

No último dia 11, cinco atletas chamados pela CPB. No atletismo, convocados foram Gabriela Mendonça Ferreira, Paulo Henrique Andrade dos Reis, Edelson de Avila Almeida e Yeltsin Francisco Ortega Jacques. Já no judô, a escolhida foi Erika Cheres Zoaga.

Anteriormente, a CPB convocou a campo-grandense Debora Raiza Ribeiro Benevides e o eldoradense Fernando Rufino de Paulo, de 39 anos, confirmados na seleção brasileira de canoagem.

Treinadora campo-grandense convocada

O CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) convocou a professora de judô Anne Talitha Almeida Ferreira Silva para ser auxiliar-técnica da delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Faixa preta de judô e profissional de educação física, ela trabalha desde 2006 treinando paratletas na modalidade. Ter alcançado uma olimpíada, para ela, é a realização de um sonho.