Dois sul-mato-grossenses são convocados para disputa da canoagem nas Paralimpíadas de Paris
Debora Benevides e Fernando Rufino representam o Brasil na modalidade de paracanoagem
Osvaldo Sato –
A paratleta campo-grandense Debora Raiza Ribeiro Benevides, de 28 anos, foi convocada pela CPB (Confederação Paralímpica Brasileira) para representar o Brasil nas Paralimpíadas de Paris 2024, que serão realizadas de 28 de agosto a 8 de setembro de 2024.
Além dela, o sul-mato-grossense de Eldorado, Fernando Rufino de Paulo, de 39 anos, também foi confirmado na seleção brasileira de canoagem.
Debora nasceu em Campo Grande, mas atualmente mora e treina no estado de São Paulo, representando São Bernardo do Campo. Iniciou no paradesporto com o atletismo aos 15 anos, porém, alguns anos depois, viu que seu futuro era na água, com a canoagem.
Dentre suas principais conquistas estão diversas medalhas em campeonatos mundiais, pan-americanos e sul-americanos, nas modalidades de caiaque e de canoa.
‘Cowboy de Aço’
O outro representante de Mato Grosso do Sul em Paris será o multicampeão Fernando Rufino. Aos 39 anos, que já foi ao lugar mais alto nas Paralimpíadas, busca o bicampeonato. Além disso, o atleta já conquistou diversos títulos mundiais.
Segundo a biografia de Fernando no site da CPB, seu sonho era “conquistar o mundo montado em cima de um touro”. No entanto, após ser atropelado por um ônibus e perder parcialmente o movimento das pernas, o sul-mato-grossense começou na canoagem.
A seleção brasileira paralímpica
O CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) anunciou nesta terça-feira, 25, a convocação de 124 atletas de 10 modalidades que representarão o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que acontecerão de 28 de agosto a 8 de setembro.
A convocação de toda a delegação brasileira será realizada em três partes. Os demais nomes dos atletas que vão competir na capital francesa serão anunciados nos próximos dias 11 e 18 de julho.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.