O Flamengo, clube do atleta Gabigol suspenso nesta segunda-feira (25) por dois anos em razão de fraudes no exame de doping, vai recorrer na Suíça, na Corte Arbitral do Esporte, tribunal da Fifa. Para recorrer, o time carioca precisa aguardar a publicação do acórdão da decisão desta segunda.

O Rubro-Negro entende que “não houve qualquer tipo de fraude”. O Flamengo complementa dizendo também que “nem mesmo tentativa a justificar a punição aplicada”.

Gabigol foi denunciado com base no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem (CBA), que se refere a “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle antidoping”. O código prevê a suspensão de até quatro anos em caso de condenação. A pena passa a valer a partir de abril.

O julgamento havia sido interrompido na quarta-feira passada, depois de cinco horas, e foi retomado nesta segunda, de forma virtual, com a decisão de suspender Gabigol por dois anos. Ele participou da sessão e deu seu depoimento por videoconferência, assim como as outras testemunhas do caso.

Se mantida a punição, vai extrapolar o tempo de contrato que Gabigol tem com o Flamengo. Seu vínculo com o time carioca termina em dezembro deste ano e ainda não foi renovado. O Palmeiras, que não terá Endrick a partir de junho, quando o jovem completa 18 anos e se apresenta ao Real Madrid, seria um dos interessados em contar com o atleta.

Em nota, o Flamengo disse que recebeu a suspensão “com surpresa” e que “auxiliará o atleta na apresentação de recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS), uma vez que entende que não houve qualquer tipo de fraude, nem mesmo tentativa, a justificar a punição aplicada”.