CBF adia jogos do Brasileirão com times do Rio Grande do Sul até o fim do mês
Clubes do Rio Grande do Sul não terão partidas como mandantes nem como visitantes, fora do estado
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou nesta terça-feira (7) que todas as partidas envolvendo clubes gaúchos em competições nacionais até o dia 27 de maio serão adiadas por conta da situação de emergência vivida no Rio Grande do Sul.
A decisão, segundo nota da confederação, vale para as partidas como mandantes e também como visitantes. Contrariando clubes e jogadores, a CBF decidiu não paralisar totalmente os torneios.
“Diante do atual cenário, tendo recebido na noite de 06 de maio de 2024 o ofício no. 57/2024, oriundo da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados, a CBF informa que ficam adiadas todas as partidas envolvendo equipes do Rio Grande de Sul nas competições nacionais, como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 de maio de 2024”, informa a CBF.
Paralisar as competições nacionais
A paralisação engloba partidas dos clubes gaúchos em nove competições diferentes, com destaque para o Brasileirão e a Copa do Brasil. Também há partidas adiadas nas Séries C e D do Campeonato Brasileiro, do Campeonato Brasileiro Sub-20 masculino e feminino e do Campeonato Brasileiro feminino A1, A2 e A3.
Na segunda-feira (6), a FGF enviou um ofício à CBF pedindo o adiamento dos jogos envolvendo os clubes gaúchos pelos próximo 20 dias. A solicitação havia sido feita a pedido do Internacional, Grêmio e Juventude, principais times do Estado.
No entanto, havia a expectativa de que a entidade pudesse paralisar todas as competições nacionais como forma de solidariedade à tragédia no Rio Grande do Sul causadas pelas fortes chuvas nas últimas semanas.
Calamidade Pública no Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul está em estado de calamidade pública em razão de 90 mortes, centenas de feridos e 132 desaparecidos na enchente que tomou conta de mais da metade do Estado.
Na noite de segunda, após vitória do Santos na Série B, o experiente meia Giuliano cobrou publicamente a CBF por uma decisão favorável à paralisação de todas as partidas.
“Qual o preço de uma vida? Será que um gol paga o preço de uma vida? Estádio cheio e as outras pessoas sofrendo. É um momento de reflexão para nós, o povo brasileiro ama futebol. Mas até que ponto vale você não parar o futebol e deixar as pessoas sofrerem?”, disse o meia.
Outros jogadores e clubes já haviam manifestado o desejo de ver a CBF parando seus campeonatos até que a situação melhorasse no Rio Grande do Sul.
Clubes sem estádios
Nos últimos dias, o gramado dos estádios do Inter e do Grêmio ficaram alagados em razão da chuva. A enchente também impede os clubes de treinarem desde o fim da semana passado.
Impressionante esse vídeo do CT presidente Luiz Carvalho completamente tomado pela água, detalhe que o vídeo é de ontem e depois disso a enchente em Porto Alegre subiu ainda mais pic.twitter.com/vFaDL4iBSX
— BLITZ Tricolor (@blitztricolor) May 5, 2024
Jogadores vêm ajudando as vítimas da tragédia tanto com doações quanto com ações diretas. Atletas vêm usando até motos aquáticas para auxiliar no resgate de pessoas que ficaram ilhadas em suas próprias casas.
“A CBF, na condição de entidade organizadora das competições nacionais, e atenta às suas funções institucionais, bem assim ao esforço humanitário que o momento reclama, reafirma seu irrestrito apoio às autoridades para que todas as medidas e ações sejam adotadas em benefício da população gaúcha, cujo socorro é a prioridade máxima”, registrou a CBF.
Doações – Não sabe para qual entidade ou iniciativa doar? O Jornal Midiamax mantém atualizada uma relação com diversos pontos de coleta de donativos na Capital de Mato Grosso do Sul e instituições que estão recebendo doações via Pix. LISTA: Confira os novos pontos de doações em Campo Grande para famílias do RS.
*Com informações da Agência Estado
Notícias mais lidas agora
- Defensio Agro: Quadrilha que aplicou golpe de mais de meio milhão em produtores é alvo de operação em MS
- Revólver que seria enviado para Goiás é encontrado dentro de air fryer nos Correios em Campo Grande
- VÍDEO: Militar do Exército morto em acidente em Campo Grande atingiu lateral de carro de aplicativo
- Ex que pisoteou rosto de mulher e colocou fezes de cachorro na boca da vítima vai continuar preso
Últimas Notícias
Três são presos com mais de R$ 929 mil em cigarros eletrônicos e narguilés
Três pessoas foram presas
STJ rejeita tese do ‘racismo reverso’ de pessoas negras contra brancas
Deve ser aplicado somente nos casos de ofensas dirigidas a pessoas negras
Campeonato Sul-Mato-Grossense tem quatro partidas nesta quarta-feira
Na Capital, o Operário recebe o líder Corumbaense
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.