A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou a tabela básica da edição de 2024 da Copa Verde e o Costa Rica, atual campeão sul-mato-grossense, enfrenta o União, de Rondonópolis (MT) na primeira fase.

A partida acontece no dia 21 ou 28 de fevereiro e depende da data que a CBF vai marcar a partida do time sul-mato-grossense na Copa do Brasil. Como confronto se define em jogo único, o vencedor se classifica e, em caso de empate, o classificado sai na disputa de pênaltis.

A competição tem início no final de fevereiro, com a final programada para 8 de maio. Campeão sul-mato-grossense em 2023, o Costa Rica é o único representante do Estado na competição regional que reúne clubes das regiões Norte e Centro-Oeste e do Espírito Santo.

A Copa Verde será dividida em cinco fases. Na primeira, as 16 equipes foram distribuídas em oito grupos de dois, realizando confrontos eliminatórios em partida única para avançar à próxima etapa. Confira a tabela base completa.

copa verde costa rica
Taça da Copa Verde (Divulgação, CBF)

Na segunda fase, as equipes classificadas enfrentarão, novamente em confrontos únicos, os oito times já garantidos: Remo-PA, Amazonas-AM, Paysandu-PA, Manaus-AM, Cuiabá-MT, Brasiliense-DF, Goiás-GO e Vila Nova-GO. Se avançar, o Costa Rica joga contra o Goiás, em Goiânia.

A partir das quartas de final, os confrontos serão disputados em partidas de ida e volta. As finais estão previstas para os dias 24 de abril e 8 de maio. O campeão garante lugar na terceira fase da Copa do Brasil de 2025, com cota de, aproximadamente, R$ 2,1 milhões.