O lateral-direito Vanderson sofreu uma lesão no joelho durante treinamento do Monaco. A informação veio em coletiva de imprensa de Adi Hutter, treinador do clube monegasco. Assim, o jogador não poderá defender a seleção brasileira na Data deste mês, que começa na segunda-feira (9).

Com isso, o interino Fernando Diniz terá de fazer o terceiro corte em sua lista de convocados original. Isso porque já havia perdido o lateral-esquerdo Caio Henrique e o atacante Raphinha, lesionados e substituídos por Guilherme Arana e David Neres, respectivamente.

Em um bom momento no Monaco, Vanderson constou na lista de Diniz na primeira convocação do treinador sob o comando da seleção. Ele entrou em campo durante o segundo tempo da vitória por 1 a 0 sobre o Peru, no dia 12 de setembro, pela segunda rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da do Mundo de 2026.

Entrou na lista novamente para os jogos de outubro, contra e Uruguai, mas agora deixa o time. O anúncio do substituto deve ocorrer ainda nesta sexta (6).

Vanderson disputa posição com Danilo

Tanto na goleada por 5 a 1 sobre a Bolívia quanto no duelo com o Peru, mês passado, o titular na lateral direta foi Danilo. Ele foi o dono da posição em alguns jogos da Copa do Mundo do Catar, na qual o reserva foi Daniel Alves, preso enquanto responde um processo por agressão sexual na Espanha. Eder Militão foi outro a fazer a função na direita durante o Mundial.

Danilo está com 32 anos e também joga como lateral-esquerdo. Contudo, tem atuado mais como zagueiro na Juventus, em uma na linha de três montada por Massimiliano Allegri.

Um dos desafios de Diniz será definir soluções sólidas para a posição. Nomes como Pepê, do Porto, Arthur, do Bayer Leverkusen, e Emerson Royal, do Tottenham, estão entre os cotados para receber chances.

Com duas vitórias em dois jogos, o Brasil é líder das Eliminatórias, com 6 pontos, mesma pontuação da vice-líder Argentina. No dia 12, quinta-feira, o compromisso será em Cuiabá (MT), na Arena Pantanal. Lá, os brasileiros recebem a Venezuela, quinta colocada, com 3 pontos, a partir das 20h30 (de MS).

Dia 17, a seleção estará em Montevidéu para enfrentar o quarto colocado Uruguai, dono de três pontos. O duelo será no Centenário, às 20h.