Pular para o conteúdo
Esportes

Seleções que jogarem abertura da Copa de 2030 na América do Sul terão 2 semanas de folga

Copa de 2030 terá jogos em 6 países e 3 continentes. Argentina, Paraguai e Uruguai jogarão no início de junho de 2030 e só voltam a campo entre os dias 21 e 22
Agência Estado -
Copa de 2030 terá nada menos do que 6 países-sede (Fifa Media, Divulgação)
Copa de 2030 terá nada menos do que 6 países-sede (Fifa Media, Divulgação)

A Fifa divulgou, nesta sexta-feira (6), alguns detalhes do calendário previsto para a Copa do Mundo de 2030. Embora tenha Espanha, Marrocos e Portugal como países-sede, o torneio fará jogos de abertura no , na e no .

De acordo com a entidade, as seleções que participarem das três partidas na América do Sul terão duas semanas de descanso até voltarem a campo na Copa. Então, farão jogos já em território espanhol, marroquino ou português.

O pontapé inicial longe das sedes majoritárias foi a forma de a Fifa corresponder ao apelo do Uruguai. O país liderava a candidatura sul-americana com a meta de celebrar os 100 anos da primeira Copa, realizada em solo uruguaio em 1930. Os três jogos de abertura, com as respectivas seleções anfitriãs em campo, serão nos dias 8 e 9 de junho. Também haverá uma cerimônia de celebração do centenário do Mundial, em Montevidéu.

Então, as equipes que jogarem na América do Sul, entre elas Uruguai, Argentina e Paraguai, vão disputar a segunda rodada da fase grupos nos dias 21 e 22 de junho. Aí, os jogos serão na Espanha, no Marrocos ou em Portugal. As demais seleções dessas chaves fazem a rodada de estreia nos dias 15 e 16 de junho, nas sedes principais. Os primeiros jogos dos outros grupos acontecerão a partir do dia 13 de junho.

Final da Copa será em 21 de julho em local ainda incerto

A Fifa também definiu a final para o dia 21 de julho. O local, contudo, ainda é incerto. Representantes espanhóis e marroquinos começaram a se movimentar para levar a decisão do Mundial aos seus respectivos países. Assim, fizeram manifestações públicas sobre o assunto poucas horas depois do anúncio da Fifa.

O presidente da Federação Marroquina de Futebol, Faouzi Kekjaa, disse em entrevista à Rádio Mars, do Marrocos, que espera uma final em Casablanca. A ideia é levar a partida para o novo estádio planejado para a cidade. “Esperamos viver uma final extraordinária que honre todo o continente e as jovens gerações em um estádio em Casablanca que será extraordinário e maravilhoso”, afirmou.

Na margem oposta do Mediterrâneo, também há desejo de receber a final da Copa de 2030, conforme afirmado por Miguel Iceta, ministro interino dos Esportes da Espanha, em entrevista à rádio Onda Cero. “Espera-se que a final seja realizada na Espanha”, disse Iceta, que também disse haver um acordo avançado sobre as sedes com as federações de Marrocos e Portugal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia prende suspeito de homicídio e apreende armas em Porto Murtinho

Com gol de pênalti no último minuto, Bahia vence o Ceará pelo Brasileirão

Onça-pintada é encontrada morta no Rio Paraguai na região do Pantanal em Corumbá

Esquadrão Anti-bombas do Bope chega à Corumbá depois de artefato ser encontrado

Notícias mais lidas agora

Vaticano divulga que Papa Francisco morreu por AVC e insuficiência cardíaca

Canonização de Carlo Acutis só ocorrerá após nomeação de novo Papa

Paróquia de Campo Grande que recebeu bençãos do Papa Francisco monta altar com homenagem

Número de sócio do Papa Francisco no San Lorenzo coincidem com idade e horário de morte

Últimas Notícias

Cotidiano

Arcebispo Dom Dimas celebrou missa em ação de graças pela vida e pontificado do Papa Francisco

Esta foi a primeira missa em Ação de Graças pelo Papa Francisco presidida pelo arcebispo, após a morte do Sumo Pontífice

Polícia

VÍDEO: Grupo de Bombas e Explosivos do BOPE detona e remove artefato bélico em Corumbá

BOPE chegou à Corumbá no início da noite desta segunda-feira (21) para lidar com a ocorrência que mobilizou as forças de segurança locais.

Esportes

Aquidauana brilha na Copa Centro-Oeste de Handebol e conquista o vice-campeonato

Atleta Gustavo Belardo foi eleito o melhor jogador (MVP) da competição, além de artilheiro e melhor armador esquerdo

Polícia

Mulher é vítima de golpe após permitir entrada de desconhecida em sua casa para “oração”

Suspeita adentrou a casa primeiro pedindo muda de ervas do quintal e, logo depois, ofereceu orações por "sentir o ambiente pesado"