A seleção brasileira que buscará o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, teve sua convocação divulgada nesta sexta-feira (22). Então, para não prejudicar os clubes que estão nas disputas do Brasileirão, Copa Libertadores e Sul-Americana, Ramon Menezes chamou um time “alternativo”, sem atletas titulares dos clubes que atuam no país.

Assim, a lista dos 18 chamados é bem diferente da relação do dia 18 de agosto, para amistosos no Marrocos –o time só fez uma partida por causa de terremoto no país africano. Na oportunidade, 22 nomes integraram a delegação.

Dessa forma, apenas Mycael, do Athletico-PR, e Lucas Halter, do Goiás, aparecem na lista dos Jogos Pan-Americanos, pelo fato de não serem titulares em suas respectivas equipes.

Os Jogos Pan-Americanos ocorrem entre 20 de outubro e 5 de novembro e desfalcariam as equipes em 4 rodadas do Brasileirão, por exemplo. Os times ainda ficariam sem seus jogadores nas jornadas 27 e 28 por causa da apresentação dos jogadores, no dia 9 de outubro, para a fase de treinos.

CBF fez acordo com clubes para montar seleção

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) fez acordo com os clubes para que ninguém sofresse prejuízos. Assim, nomes como Gabriel Moscardo, Marcos Leonardo, Welington, Paulinho, Marlon Gomes, Gabriel Grando, Maurício e Vitão acabam não sendo convocados.

“É uma felicidade representar o Brasil numa competição que estávamos sem disputar há anos. Gostaria de agradecer ao presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e ao coordenador da base da CBF, Branco, por mais essa oportunidade e também a todos os clubes pelas liberação dos seus atletas”, afirmou Ramon Menezes, pouco antes de anunciar os 18 convocados.

O Brasil estreia no Pan diante dos Estados Unidos, no dia 23 de outubro, em Valparaíso, às 13h (de MS). O segundo confronto será contra a Colômbia, no dia 26, às 15h, em Vinã del Mal. O encerramento da chave ocorre diante da seleção de Honduras, dia 29, às 18h, em Sausalito. Então, o time começa a treinar na Granja Comary dia 9 de outubro.

Confira os 18 convocados:

Goleiros – Mycael (Athletico-PR), Andrew (Gil Vicente-POR) e Matheus Donelli (Corinthians)

Laterais – João Moreira (São Paulo), Rikelme (Cuiabá) e Patrick (São Paulo)

Zagueiros – Lucas Halter (Goiás), Gustavo Martins (Grêmio) e Arthur Chaves (Acadêmico de Viseu-PORL)

Meio-campistas – Matheus Dias (Internacional), Guilherme Biro (Corinthians), Marquinhos (Nantes-FRA), Ronald (Grêmio) e Igor Jesus (Flamengo)

Atacantes – Gabriel Veron (Porto-POR), Matheus Nascimento (Botafogo), Figueiredo (Vasco) e Kaio (Coritiba)