Quer sair do sedentarismo? ‘Mais Esporte’ tem programação gratuita com jogos e atividades físicas

As atividades são gratuitas e abertas às comunidades interna da UFMS e externa

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
ufms
Piscina da UFMS (Foto: João Batista/ PROECE/UFMS)

A 5ª edição do Festival Mais Esporte acontece entre 22 e 27 de maio, com oportunidades gratuitas de sair do sedentarismo para se inserir na prática esportiva. O evento acontece na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande.

Nesta edição estão previstos jogos, torneios, atividades físicas que visam melhoria da saúde e do bem-estar da população, além de palestras, oficinas para capacitação, dentre outras programações de lazer e sustentabilidade. Todas as atividades são gratuitas e abertas às comunidades interna da UFMS e externa.

A maioria das ações educativas é presencial, utilizando os espaços esportivos e outras estruturas tanto da Cidade Universitária, quanto dos câmpus. A cerimônia e conferência de abertura será realizada no dia 22, das 13h30 às 14h30.

Na programação estão palestras e ações sobre:

  • Mobilidade Urbana Sustentável por meio da bike;
  • e-sports;
  • Programa de Ingresso de Atletas de Alto Rendimento ao Ensino Superior (PIARES) – a política pública que pode mudar o esporte brasileiro por meio da educação;
  • 3º Simpósio de Atividade Física e Saúde da Região Centro-Oeste, com ênfase nas ações de promoção da saúde na atenção primária à saúde;
  • Ações de sensibilização sobre o beach tennis;
  • Fortalecimento das atléticas da UFMS;
  • Diversas atividades direcionadas ao lazer e saúde dos servidores da UFMS;
  • Formação para professores de educação física escolar;
  • Mais Esporte na Educação, com certificado de 20 horas aos participantes;
  • Ampliação da adesão nas ações esportivas pelos câmpus da UFMS.

De acordo com a secretária de Projetos e Eventos Esportivos, Edineia Ribeiro, a gestão de esporte da Instituição tem avançado em suas ações para que exista pluralidade, isonomia, respeito, valorização e pertencimento dos servidores, atletas e não atletas, além de manter os jovens no ensino superior.

“A literatura traz evidências de que o esporte é capaz de atuar na formação humana, promovendo saúde, sociabilização, recreação e lazer, valores morais e éticos”, diz.

Ao longo da semana, algumas atividades serão direcionadas para públicos específicos, como crianças da Rede Municipal de Ensino, crianças do Programa MS Desporto Escolar e idosos que participam do programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa. A programação completa do evento está disponível aqui.

Conteúdos relacionados