A prefeitura de Campo Grande vetou totalmente o Projeto de Lei n. 10.711/23, que permitiria a prática de skate, patins e patinete nas quadras poliesportivas dos parques e praças da Capital. Como justificativa, a gestão alegou que esses esportes podem causar impactos ao patrimônio público.

Conforme a manifestação da Funesp (Fundação Municipal de Esporte), projeto de lei não tem execução viável, uma vez que as quadras poliesportivas não são recomendadas para a prática dos esportes mencionados no projeto de lei. Então, o uso de skates, patins e patinetes nesses espaços traria riscos de danos ao patrimônio público.

Além disso, as quadras das praças e quadras poliesportivas, conforme o município, são demarcadas para outras práticas esportivas, como basquete, tênis, vôlei, futsal, etc.

“A prática de skate em quadras poliesportivas não é recomendada devido ao fato do impacto provocado pelo skate, patinetes, patins, bicicletas, hoverboard e similares sobre a superfície (pintura), onde esse fato pode se agravar em condições onde pode ocorrer a presença de pequenos resíduos sólidos depositados sobre a superfície”, declara.

A proposta, se aprovada, também poderia ocasionar possíveis acidentes e até mesmo atropelamentos dos usuários, como crianças, adolescentes, jovens, adultos e principalmente os idosos, pela prática esportiva em locais que não são próprios para sua finalidade.

O veto do Projeto de Lei foi assinado pela prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, e publicado no Diogrande desta quinta-feira (29).