Pular para o conteúdo
Esportes

Jenni Hermoso aciona Justiça e denuncia Luis Rubiales por agressão sexual

Luis Rubiales deu um beijo na boca sem o consentimento da jogadora da seleção espanhola durante a premiação da Copa Feminina; ele foi afastado pela Fifa
Agência Estado -
Jenni Hermoso denunciou Rubiales à Justiça espanhola (Reprodução)
Jenni Hermoso denunciou Rubiales à Justiça espanhola (Reprodução)

A atacante Jenni Hermoso apresentou denúncia formal contra Luis Rubiales, presidente afastado da Real Federação Espanhola de Futebol, em razão do beijo na boca sem consentimento que recebeu do dirigente durante a celebração do título da do Mundo, no mês passado.

A acusação classifica o ato como agressão sexual, conforme recomendado pelo Ministério Público espanhol, que abriu uma investigação sobre o caso no final de agosto. Com a denúncia, o MP deve acelerar os procedimentos para levar Rubiales a julgamento.

Até então, havia dificuldade em levar a questão à esfera criminal. Isso porque o artigo 191.1 do Código Penal da Espanha determina que a atuação em casos de agressão sexual só pode ocorrer quando a denúncia vem da própria vítima. Ou de um representante legal. O MP só costuma dar o pontapé inicial em casos nos quais as vítimas são menores ou possuam algum tipo de deficiência.

Com a denúncia de Hermoso contra Rubiales, de acordo com uma nova lei sobre consentimento sexual aprovada em 2022, o dirigente enfrentaria ou uma pena de prisão. Esta varia de um a quatro anos –em caso de condenação.

Rubiales afastado pela Fifa

Na esfera esportiva, Rubiales já enfrenta consequências e está afastado do cargo por 90 dias pela , enquanto a entidade realiza uma investigação interna. Era esperado que o dirigente renunciasse. Porém, em assembleia-geral extraordinária da RFEF, ele garantiu que não entregaria o cargo. Rubiales disse ainda ser vítima de perseguição e defendeu-se dizendo que o beijo foi consentido.

Hermoso o rebateu e afirmou que não houve consentimento em nenhum momento. A atacante e as demais companheiras de seleção comunicaram que não defenderão mais a Espanha enquanto “os atuais dirigentes continuarem no poder”.

Time masculino protesta

Com o presidente titular afastado, a federação vem sendo comandada interinamente por Pedro Rocha, que promoveu mudanças, inclusive no comando da seleção feminina. Ele demitiu o treinador Jorge Vilda, que tinha problemas de relacionamento com as jogadoras e aplaudiu Rubiales na assembleia, para entregar o cargo à auxiliar Montse Tomé, primeira mulher a treinar a equipe nacional.

Na última segunda-feira, os jogadores da seleção espanhola masculina, que se preparam para os confrontos das Eliminatórias da Eurocopa na data Fifa de setembro, se posicionarem contra Luis Rubiales. Primeiro capitão da equipe, Morata sentou-se na sala de imprensa ao lado de Rodri, Azpilicueta e Asensio, seus sucessores na hierarquia da faixa, e leu comunicado no qual classifica o comportamento do dirigente como “inaceitável”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com aeronave, bombeiros resgatam idoso com problemas respiratórios no Pantanal

Marcha para Jesus mantém tom político com milhares de pessoas em SP

Carreta pega fogo na MS-134 após vazamento de combustível

Mora em Três Lagoas? Confira bairros que ficarão sem água na próxima semana

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

Ex-gerente do Detran-MS que ‘sumiu’ estava preso por caso de violência contra criança

VÍDEO: ‘Fim do pesadelo’, diz secretário de MS em viagem de volta ao Brasil

35 mil fiéis celebram Corpus Christi com fé e emoção em Campo Grande

Chuvas continuam no Rio Grande do Sul, mas perdem força

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: Conheça o porco que produz carne vermelha similar à de boi

Valorizada e considerada especial

Cotidiano

Dom Dimas destaca Eucaristia como pão da vida e da esperança em homilia marcante no Corpus Christi

Arcebispo também destacou a alegria em ver a participação das famílias e comunidades

Cotidiano

35 mil fiéis celebram Corpus Christi com fé e emoção em Campo Grande

O evento reuniu famílias inteiras, expressando sua fé na presença real de Jesus na Eucaristia

Política

VÍDEO: ‘Fim do pesadelo’, diz secretário de MS em viagem de volta ao Brasil

Secretários de Mato Grosso do Sul embarcaram em voo nesta quinta