Pular para o conteúdo
Esportes

DAC ou Galo? Costa Rica ou Ivinhema? Finalistas do Estadual serão conhecidos no domingo

Finalistas sairão de confrontos com início às 15h; Operário e Costa Rica têm vantagem após vitória nos jogos de ida, mas regulamento permite ‘reviravoltas’
Humberto Marques -
Compartilhar
estadual
Estadual-2023 (Foto: DAC/Divulgação)

O Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol conhecerá neste domingo (16) seus dois finalistas. Em confrontos às 15h, Dourados, Operário, Costa Rica e Ivinhema vão duelar não apenas pelo título estadual, mas pelo passaporte para competições nacionais em 2024.

Apesar de os primeiros jogos darem vantagem ao Galo e à Cobra do Norte, a classificação segue em aberto. Isso porque os critérios de desempate da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) privilegiam o “conjunto da obra” em cada fase. Inclusive na definição dos finalistas.

Assim, vitória não é o bastante. Os critérios de desempate, caso cada time vença uma partida, incluem o número de vitórias e saldo de gols, que se anulam em caso de placares iguais; número de gols a favor; confronto direto; número de cartões vermelhos e de cartões amarelos –quanto menos, melhor. Caso o empate persista, a decisão fica para o sorteio da FFMS.

Operário e Costa Rica em vantagem para serem finalistas

Após vencer o DAC no Jacques da Luz por 2 a 1, saindo assim em vantagem na disputa pela vaga, o Operário viaja para Dourados. A vantagem do empate está com o Galo de Campo Grande. Contudo, por ter melhor campanha nas quartas da competição, o DAC –único time na briga a vencer os 2 jogos, batendo o Coxim– ganhou o direito de decidir em casa.

O Azulão do Vale visita o Costa Rica no Laertão para tentar reverter a vantagem para a Cobra do Norte, que venceu o confronto do último final de semana no Saraivão por 1 a 0. Na primeira fase ,o Crec saiu como líder do Grupo A. Porém, o avanço para as semifinais só veio pelo saldo de gols: perdeu por 1 a 0 para o Aquidauanense fora e bateu o adversário por 2 a 0 em casa.

Já o Ivinhema, que chegou à Série A após briga na Justiça Desportiva, venceu a Serc por 3 a 0 no jogo de ida, em Costa Rica, mas foi derrotada por 4 a 2 em casa. O melhor saldo de gols (5 a 4 no placar combinado) garantiu a classificação do Azulão do Vale.

Finais serão realizadas em 23 e 30 de abril

A disputa entre os finalistas do Sul-Mato-Grossense estão marcadas para os dias 23 e 30 de abril. Os mandos de campo dependem do resultado das semifinais –o clube com melhor classificação, considerando os critérios de desempate, fará o jogo decisivo em casa.

Além do título, o campeão Sul-Mato-Grossense tem garantida as vagas na Série D do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil –ambas garantidas pelo ranking de Federações da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), na qual a FFMS é a antepenúltima colocada. Campeão e vice também podem disputar a Copa Verde.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados