Clubes que vão fazer a finalíssima do Campeonato Estadual foram conhecidos neste domingo (16). Sem muitas surpresas, Costa Rica e Operário disputam a taça da edição 2023 do Sul-Mato-Grossense.

Apesar de ser derrotado em casa pelo Ivinhema, o Crec fez valer a melhor campanha da competição e avança para fazer a final. Com gol de Vitinho, o Azulão do Vale encerrou sua participação com vitória. O acumulado das duas partidas ficou em 1 a 1. Pelos critérios de desempate, a Cobra do Norte leva a melhor pela campanha.

Já o Operário jogou pelo empate e terminou a partida contra o Dourados sem gols. O jogo de ida, o Galo venceu em 2 a 1 o time douradense no Jacques da Luz. Com isso, o clube campo-grandense faz sua 2ª final consecutiva de Campeonato Estadual.

Confira o retrospecto:

Estadual-2023

Ao todo, participaram 10 equipes, divididas em dois grupos na primeira fase. O grupo A tinha Costa Rica, Operário de Campo Grande, Comercial, Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão (SERC) e Coxim. Já a chave B era composta por Dourados, Aquidauanense, Operário Caarapoense, Novo e Ivinhema.

Na fase classificatória, todos se enfrentaram dentro do grupo, em turno e returno. Os quatro melhores de cada chave avançaram para as quartas de final, depois semifinal e, agora, final, com partidas de ida e volta.

O sistema “mata-mata” voltou ao Estadual após dois anos. O pior time de cada grupo na primeira fase foi rebaixado, no caso, Operário de Caarapó e Comercial.

O Operário, de Campo Grande, é o atual campeão. O vencedor e o vice-campeão representarão Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil em 2024, ou seja, Cobra do Norte e Galo já estão classificados.

Na Série D do Campeonato Brasileiro, apenas o campeão estadual tem direito à vaga no ano que vem, segundo regulamento da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

estadual
Costa Rica jogou em casa (Foto: Divulgação/Crec)