A Seleção Brasileira de Handebol Master Sul/Sudoeste levou a melhor sobre times de sete países diferentes que levou o ouro na II Copa América de Handebol Master, que aconteceu em (BA), entre 2 e 5 de novembro.

Entre o time vencedor estava o sul-mato-grossense Renato Marcelo Pereira, de 49 anos. O time disputou a final contra a Seleção Brasileira e venceu por 20 a 14 pontos, na categoria +49.  Participaram times do Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, República Dominicana, Argentina e Porto Rico. 

Há 34 anos no handebol, Renato atuava pelo Clube Pantaneiros durante um jogo em foi sondado para a Seleção Brasileira. Desta forma, recebeu o convite do próprio técnico da seleção.

Conforme Cazuza, como é conhecido, disse que o time ainda estuda a viabilidade de participar da Copa América em Porto Rico, em abril do ano que vem. O ‘estudo' é por conta do campeonato ser daqui a apenas quatro meses.

copa américa
Renato na Copa América (Arquivo Pessoal)

Renato adiantou ao Jornal Midiamax que deve ir para o clube La Máfia, de São Paulo. “Eu sai de um desconhecido nesse cenário, no ano passado – que foi o primeiro ano que eu participei, lá em Sergipe – Para um convocado campeão da Copa América nesse ano”, refletiu.

Mantendo o ritmo

Para manter o ritmo, Renato explica que pratica handebol duas vezes na semana, além de crossfit em outros dois dias e também musculação.

“Eu jogo de armador direito e ala direita. Minha história com o handebol é incrível e inclusive eu conheci a minha esposa jogando handebol lá em Chapecó. Ela morou em São Paulo, se dedicando ao esporte também e umas meninas que moraram com ela foram campeãs mundiais”, finalizou.