Atletas indígenas vão competir na 16ª edição dos Jogos Indígenas Urbanos, no domingo (30), no Parque do Sóter. Ao todo, 21 equipes vão disputar o campeonato em .

Segundo a prefeitura, os Jogos Urbanos Indígenas de Campo Grande têm objetivo de desenvolver o intercâmbio esportivo entre a comunidade do município, valorizando o caráter educativo e comunitário e promover o como resultante das atividades desenvolvidas nas aldeias.

Os indígenas Kadiwéus vão apresentar a dança “Betione”, que em seu idioma significa a dança do Tamanduá. A outra dança será a do “Nodajo”, que representa a volta dos indígenas que fizeram a busca de terras ancestrais. O pajé dá início a apresentação e os indígenas utilizam na dança, o arco e flecha com vestimentas caracterizadas especificamente para esse ritual.

Ao todo, serão 21 equipes disputando o campeonato, sendo das comunidades indígenas: Kadwéu, Água Bonita, Darci Ribeiro, Parawá, Marçal de Souza, Estrela do Amanhã, Novo Dia, Água Funda Upê Noty, Peyo Kaxe, Jardim Inapólis, Tarsila do Amaral, Vivendas Parque, Nova Canaã, Portal Caiobá, Ceramista, Roda Velha, Novo Dia, Vila Terena, Noroeste, jardim Anache, Acadêmicos indígenas. A realização dos jogos está sendo organizada pela Funesp, por meio da Gerência de Organização de Eventos (GOE) e em parceria com a Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU).

Modalidades

Durante os jogos serão disputadas as modalidades de Arco e Flecha Masculino, Lança Masculino, , Corrida Masc. e Fem., Cabo de Masc. Fem., Futebol Society Masculino, Futsal Feminino e Voleibol 4×4 Masc. Fem.

Somente poderão participar indígenas, e fica proibida as participações de atletas de outros municípios. Cada atleta poderá participar do Cabo de Guerra, de uma modalidade individual e uma coletiva.

Nas modalidades de Futebol de Campo, Futsal, Cabo de Guerra, Arco e Flecha, Atletismo e Voleibol, somente podem participar atletas com idade acima de 15 anos.

Serviço

  • Evento: 16º Jogos Urbanos Indígenas de Campo Grande
  • Data: 30/04/2023 (Domingo)
  • Horário: 08h
  • Local: Parque do Sóter – Rua Cristóvão Lechuga Luengo, 25 – bairro Vila Margarida