A FFMS (Federação de de Mato Grosso do Sul) divulgou, na terça-feira (5), que o Campeonato Estadual 2024 começa com os estádios aptos a receber as partidas com a presença dos torcedores.

Na terça-feira (5), na reunião do Arbitral, os dirigentes entregaram os documentos exigidos pela nova Lei Geral do Esporte para garantir o mando em seus estádios que agora são enviados ao Ministério Público Estadual (MPMS).

Vice-presidente da federação e coordenador de competições, Marco Tavares, confirmou que os estádios poderão receber os torcedores. Vale lembrar que a final entre e Corumbaense pelo Estadual Feminino, no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande, não teve a presença do público por problemas na documentação.

“Já há alguns meses estivemos dialogando, orientando os dirigentes segundo as novas diretrizes, para que toda a documentação fosse entregue até a realização do Conselho Arbitral e isso aconteceu, o que facilitou muito nosso trabalho de montagem da tabela”, afirma Tavares.

A tabela básica do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2024 foi publicada após reunião arbitral com representantes dos clubes e da entidade para discutir detalhes da competição que começa dia 21 de janeiro.

Campo Grande

Neste ano, a Capital tem três clubes na Série A, com os acessos de Portuguesa e Náutico, que se juntam ao Operário. Com o Estádio Morenão em reformas e sem perspectiva de que seja liberado neste ano, a opção que resta é o Estádio Jacques da Luz, na região das Moreninhas. 

O Novo, que tem origem na Capital, manda seus jogos em Sidrolândia, no Estádio Sotero Zárate, desde o último campeonato. A Portuguesa, na disputa da Série B, fez o mesmo caminho, mas, por enquanto, mantém a opção de jogar a Série A na Capital.

“Já durante a Série B, a Federação, em parceria com a Prefeitura de Campo Grande, iniciou um trabalho de recuperação do gramado e das dependências do Estádio Jacques da Luz. Há a preocupação com o aproveitamento do gramado, já que três clubes manifestaram o desejo de mandar seus jogos no local. Vamos trabalhar para que, no início da competição, esteja nas melhores condições possíveis”, completa Tavares.

Estadual 2024

No Grupo A, os dois jogos acontecem às 15h. No Estádio André Borges, o recebe a Portuguesa; em Campo Grande, no Estádio Jacques da Luz, jogam Náutico e . O Operário não joga e estreia na segunda rodada, dia 24, contra o Coxim.

No Grupo B, às 15h, o recebe o Novo no Estádio Saraivão. No Estádio Douradão, às 15h30, o Dourados joga contra o Corumbaense. O não joga na primeira rodada, estreando na segunda, em casa, dia 24, contra o DAC.

A primeira fase termina no dia 10 de março. As quartas de final acontecem dias 17 e 24 de março, a semifinal tem rodadas dias 31 de março e 7 de abril, e a final dias 14 e 21 de abril.