Marcada para às 15h deste sábado (25), final do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Feminino Amador não terá entrada aberta para o público. A decisão segue orientação feita pelo Ministério Público Estadual. 

O jogo entre Operário e Corumbaense decidirá a equipe que vai levantar a taça do torneio. Em caso de empate, a disputa segue para os pênaltis.

Na noite desta sexta-feira (24), ofício enviado pelo Ministério Público de ao presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, Francisco Cezário, orientou à entidade que proibisse a entrada de torcedores, assim como acontece nos jogos da Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense. 

“O MP, porém, não considerou que, enquanto a competição masculina é profissional, com a cobrança de ingressos, a feminina é um campeonato amador”, considerou a Federação de Futebol.

No documento, o Ministério Público pontuou que laudos encaminhados estão fora dos parâmetros estabelecidos pela Lei Geral do Esporte e portaria do Ministério do Esporte. 

“Foi liberado a realização dos jogos, entretanto, sem a presença de público. Para realização de jogos profissionais com público, deverá ser encaminhado novos laudos dentro da legislação vigente, para nova apreciação do Ministério Público, onde se verificará a viabilidade ou não da liberação dos jogos com público.  Informo que caso a responsável pela organização do jogo e dirigentes, insistam em realizar o jogo com público, irão responder sanções civis, criminais e administrativas por seus atos!”.

Após a decisão, considerada um “equivoco” pela entidade de futebol,  Francisco Cezário afirmou não existir tempo hábil para a Federação reverter a situação. “Nós não temos outra opção a não ser seguir o que diz o ofício que nos foi enviado na sexta-feira, por volta das 19h. Queríamos a presença do torcedor para fazer uma grande festa para as equipes finalistas”, disse. 

De acordo com o vice-presidente da Federação e coordenador de competições, Marco Tavares, a para a partida final seguirá e está descartada a possibilidade do jogo não acontecer. “É uma situação triste, já que sabíamos que o torcedor estava se mobilizando, inclusive com campanha solidária. Vamos seguir o que já está planejado com os clubes para a decisão do campeonato”.

O Operário FC publicou nota, dizendo discordar da decisão, mas que irá cumpri-la. Confira: