apostas esportivas

Jogadores como Kaká, Thierry Henry, Andrea Pirlo, Roberto Carlos e até Pelé escolheram encerrar suas carreiras em times dos Estados Unidos. Dos jogadores ainda ativos, alguns nomes que atuam na liga são Alexandre Pato, Gonzalo Higuaín, Júnior Urso e Brenner.

Com regras bem diferentes da maioria das ligas internacionais, a MLS pode parecer um pouco confusa para quem começou a acompanhar faz pouco tempo. Então, acompanhe o texto para entender melhor a liga!

A história da Major League Soccer

Uma liga de futebol profissional nos EUA e Canadá surgiu como obrigação para que o país pudesse receber a Copa do Mundo, em 1994. Dois anos depois aconteceu a primeira MLS, com 10 equipes competindo. O campeão daquele ano foi o D.C United.

Nos anos seguintes, a liga passou por um declínio na popularidade e precisou rever algumas regras e formatos da competição para que o público norte-americano voltasse a se interessar. Porém, a popularidade do futebol nos EUA só voltou a crescer quando a seleção do país teve um bom desempenho na Copa de 2002, chegando às quartas de final.

Em 2007, a primeira franquia canandense começou a disputar a Major League Soccer e, também no mesmo ano, David Beckham chegou à América para jogar a liga. Com isso, e também a ascensão da economia americana e a possibilidade de trazer astros do futebol para a competição, o número de fãs do começou a crescer.

Como funciona a MLS

A Major League Soccer funciona de forma bem parecida com outras ligas que são disputadas nos EUA, mas um pouco diferente de como são feitas as competições de futebol pelo mundo.

Inicialmente, as equipes são divididas em duas Conferências baseadas por localização geográfica: Leste e Oeste. Atualmente a Conferência Leste conta com 14 equipes, enquanto a Conferência Oeste conta com 12.

Na primeira fase da MLS, as equipes da mesma conferência se enfrentam em jogos de ida e volta. Depois disso, jogam contra todas as equipes da outra conferência, mas em jogo único. Ao final, os oito times melhores classificados vão para os playoffs e o melhor colocado da temporada regular ganha o título MLS Supporters’ Shield.

A partir disso, na segunda fase as equipes se enfrentam em jogos mata-mata e as duas equipes que vencerem os playoffs chegam à MLS Cup, como é chamada a final da competição. A disputa da final acontece em jogo único no estádio do time que teve a melhor campanha. 

Um fato curioso da liga norte-americana é que não há rebaixamento ou promoção das equipes. Ou seja, a inclusão de novas franquias está relacionada ao crescimento da popularidade e rentabilidade da competição, independentemente dos resultados esportivos.

Maiores campeões da Major League Soccer

Galaxy – 5 títulos (2002, 2005, 2011, 2012 e 2014);

● DC United – 4 títulos (1996, 1997, 1999 e 2004);

● San Jose Earthquakes – 2 títulos (2001 e 2003);

● Sporting Kansas City – 2 títulos (2000 e 2013);

● Houston Dynamo – 2 títulos (2006 e 2007);

● Seattle Sounders – 2 títulos (2016 e 2019);

● Columbus Crew – 2 títulos (2008 e 2020);

● Chicago Fire – 1 título (1998);

● Toronto FC – 1 título (2017);

● Real Salt Lake – 1 título (2009);

● Colorado Rapids – 1 título (2010);

● Portland Timbers – 1 título (2015);

● Atlanta United – 1 título (2018);

Indiscutivelmente a liga americana de futebol tem crescido muito e atraído cada vez mais fãs do esporte e jogadores de renome interessados nos salários que as equipes podem oferecer. Também se interessou? Agora que você sabe como funciona a MLS, busque as datas dos próximos jogos e anote mais essa competição em seu calendário.