Sites de apostas e financeiras estão entre os principais patrocinadores do futebol latino-americano

Estudo mostra crescimento de sites de apostas como patrocinadores nas principais equipes de futebol na América Latina

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
assomasul copa
Foto: Freepik.

O futebol movimenta altos valores em patrocínios e isso não é segredo para ninguém. No Brasil, por exemplo, os melhores sites de apostas dominam os principais patrocínios dos clubes do Brasileirão Série A. Eles estampam uniformes, placas de publicidades e muito mais, já que é um setor que está investindo alto em marketing no país.

A agência IBOPE Repucom, uma das principais empresas internacionais de pesquisa de marketing esportivo, realizou uma atualização de estudo sobre os patrocínios em futebol na América Latina.

A empresa havia elaborado um material similar em 2018, mas após o cenário de reconstrução com a pandemia, atualizou a análise em 2022. 

Um dos pontos de destaque na pesquisa é que o setor das apostas esportivas já aparece na 2ª posição entre os setores que mais patrocinam equipes na região. O top cinco do estudo ficou assim:

  1. Setor Financeiro
  2. Apostas Esportivas
  3. Automotivo
  4. Telecomunicações
  5. Alimentação

Esse ranking representa 55% das marcas em uniformes das equipes da América Latina. Em comparação com o levantamento feito em 2020, o setor das apostas esportivas foi o que mais se desenvolveu, chegando a subir sete posições no ranking geral. Inclusive, entre as principais equipes, eram 19 acordos em uniformes, já hoje esse número mais do que dobrou, chegando a 40 nas principais equipes da América Latina.

Os únicos países que não contam com acordos com casas de apostas são a Bolívia e Uruguai, já que as suas legislações não permitem patrocínios com o segmento, tomando medidas mais restritivas.

Apostas esportivas dominam o Brasil

Apesar do Brasil não ter as apostas esportivas regulamentadas, o país conta com a liberação dos jogos online. Com isso, as empresas buscam acordos com os clubes para expandir a sua marca e atrair a atenção dos apostadores.

Com isso, o crescimento nos patrocínios das equipes é gigante e hoje todos os clubes da Série A do Brasileirão, a elite do futebol nacional, contam com acordos com empresas do segmento. Os principais setores que patrocinam o futebol no Brasil atualmente, segundo a agência IBOPE Repucom, são:

  1. Apostas Esportivas
  2. Setor Financeiro
  3. Imobiliário, construção e acabamentos
  4. Serviços de Saúde
  5. Alimentação

Todos esses setores juntos representam 58% das exposições de marcas em uniformes das equipes brasileiras. 

Casas de apostas impulsionam equipes brasileiras

Com os patrocínios, as equipes investem cada vez mais em grandes jogadores e, atualmente, os clubes no Brasil contam com atletas que há alguns anos ninguém imaginava que poderiam estar aqui, como Vidal, no Flamengo.

Uma prova de como isso é benéfico é se olharmos para o desempenho dos clubes brasileiros em competições internacionais. Muitos clubes do Brasil estão dominando as últimas edições da Copa Libertadores e sempre chegando nas decisões da Copa Sul-Americana.

Confira a lista completa dos acordos com equipes da Série A do Brasileirão:

  • América-MG – PixBet
  • Athletico – Betsson
  • Atlético-GO – Amuleto Bet
  • Atlético-MG – Betano
  • Avaí – PixBet
  • Botafogo – Blaze
  • Bragantino – NetBet
  • Ceará – Betcris
  • Corinthians – galera.bet
  • Coritiba – Dafabet
  • Cuiabá – Luck Sports
  • Flamengo – Pixbet
  • Fluminense – Betano
  • Fortaleza – Betcris
  • Goiás – Pixbet
  • Internacional – Estrela Bet
  • Juventude – Pixbet
  • Palmeiras* – Betfair
  • Santos – Pixbet
  • São Paulo – Sportsbet.io

* Vale destacar que o contrato do Palmeiras com a Betfair é para a equipe feminina, ainda sem acordo para o masculino.

*Esta é uma página de autoria de NICCOLAS PAGANINI e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.

Conteúdos relacionados