Prática de Crossfit sem supervisão pode gerar lesões permanentes; confira dicas
Recentemente, um jovem praticava Crossfit quando uma barra de peso atingiu seu pescoço
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Qualquer prática esportiva com condicionamento físico sem supervisão profissional pode gerar consequências que o atleta pode se arrepender e com o Crossfit não é diferente. O esporte desenvolve altos níveis de acondicionação com exercícios variados.
Por conta disso, a prática deve ser acompanhada por um profissional, conforme o treiner Neilton Freitas, da Newin Crossfit. “Quando a atividade respeita a limitação do aluno e desenvolvimento natural de suas habilidades, o Crossfit é seguro e prazeroso”, diz ele ao Jornal Midiamax.
Segundo o profissional, os treinadores habilitados passam por curso e fazem prova de capacitação. “Não é aconselhável seguir treinos pela internet, apesar de ser prática que vem crescendo. Considero que o acompanhamento é que faz o aluno ter o desenvolvimento desejado, pois o olho do professor é treinado para corrigir pequenos detalhes técnico”, explica.
Além disso, a orientação do treiner também é para os momentos antes e depois dos treinos. “Os cuidados do praticantes de pós e pré-treino são simples. Boa alimentação e hidratação e um bom descanso pós-prática, o resto fica a cargo da equipe de treinadores durante as aulas”, diz Neilton.
Tratamento de lesões no Crossfit
A maioria das lesões causadas pela prática esportiva são musculares, nos ombros, coluna e joelhos, segundo o fisioterapeuta Jair Júnior, que já atendeu praticantes de Crossfit – principalmente homens com reincidência em traumas.
“Isso ocorre principalmente pelos movimentos exigidos nessa prática esportiva. Nesse sentido, muitos fisioterapeutas, sem generalizar, é claro, têm o hábito de criminalizar esse esporte, sobretudo pelo alto índice de lesões”, conta ele à reportagem.
Conforme o especialista, no caso de tratamento, ‘cada caso é um caso’, pois a variedade no treinamento ocasiona também a pluralidade de lesões. “[…] melhorar a dor no local da lesão pode não ser tão complicado, por outro lado, promover a funcionalidade da região tratada de modo que cada estrutura desempenhe seu papel com êxito, esse sim será um grande desafio”, diz.
Lesões podem impedir a prática
Recentemente, um atleta foi atingido por barra com peso durante exercício na academia, em Fortaleza (CE). O atleta levantava a barra para realizar um movimento, quando aconteceu o acidente, segundo O Diário do Nordeste. Ele se desequilibrou e a barra atingiu a região do pescoço dele.
O momento do acidente foi gravado em vídeo, que pode ser conferido abaixo (Imagens são fortes):
Um atleta de Crossfit foi atingido por uma barra com pesos ao tentar levantá-la em um box de treinamento em Fortaleza. Acesse: https://t.co/TnedNgClqH pic.twitter.com/Xaj8oHYEwN
— Diário do Nordeste (@diarioonline) June 29, 2022
O rapaz, que não teve a identidade revelada, passou por cirurgia e se recupera no hospital. Conforme o fisioterapeuta, alguns tipos de lesões podem tirar o atleta do Crossfit definitivamente.
“[…] elas estão relacionadas mais as cronicidades. Lesões de carácter duradouro, mal curadas e entre outros, salve, é claro, lesões de coluna que pode gerar plegia em alguma região e que aí sim poderia retirá-lo de forma aguda da prática esportiva”, explica.
Segundo ele, no contexto da reabilitação, a atuação em conjunto do médico e fisioterapeuta no início do tratamento é fundamental. “Ademais, conhecer a modalidade esportiva, para entender o gestual específico, torna-se imprescindível para o sucesso desse processo. Dessa forma, tanto o médico quanto o fisioterapeuta indicados serias profissionais específicos da área esportiva”, finaliza.
Conforme o local onde onde o jovem citado acima se acidentou, ele não corre risco de morte e não deve perder os movimentos.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.