Com muito esforço e treino, a atleta Rosenei Herrera vai representar e o Brasil no Frame Running Development CAMP & CPISRA International Cup 2022-Dinamarca, na modalidade Petra. Ela irá competir nos dias 10 a 17 deste mês, na cidade de Frederiksberg.

A competição será de 9 a 18 de julho, na Dinamarca. Os representantes foram convidados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, no dia 17 de maio deste ano. Os atletas irão se apresentar neste sábado (9) no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na cidade de São Paulo.

A Petra, segundo o preparar de Rosenei, Daniel Sena, é uma modalidade paralímpica de criada na Dinamarca. A atleta utiliza uma espécie de “bicicleta” – de três rodas -, um guidão para direcionar o suporte para o tronco, um banco para o assento e faixas, mas não tem pedal anexado.

Treinos em Campo Grande

Rosenei, que tem 50 anos, e Daniel fazem parte do Projeto de Atletismo da Prefeitura de Campo Grande. Ambos treinam no Parque Ayrton Senna, através do projeto da Fundação. “Nós temos na cidade um dos maiores elencos de atletas paralímpicos do país”, disse Sena.

O preparador reforça que a Petra não é um , mas uma modalidade do Atletismo e consta nas provas padrões. A competição será realizada no mesmo local onde foi criada.

A atleta treina há três anos no projeto, três vezes por semana. A modalidade é dividida em classes RR1, RR2 e RR3, com a classificação dividida como T71 e T72. Rosenei vai correr na R3.

(Foto: Divulgação)

Rosenei possui o melhor ranking do país e está entre as cinco melhores do mundo. A expectativa do treinador é superar essa marca. A meta também é bater o recorde brasileiro que hoje ainda não é dela.

“Estou muito feliz e ansiosa para ir à Dinamarca. A importância do Parque Ayrton Senna é que é um lugar adequado para um bom treinamento e um bom resultado da competição”, pontuou.

Campeã

Ela treina há 20 anos em diversos esportes, em Campo Grande. Ela iniciou na modalidade do xadrez; depois natação; atletismo no lançamento de disco, lançamento de dardo e arremesso de peso; e por último a Petra. Entre os treinos de Petra, ela faz fortalecimento na academia.

Além disso, possui diversas conquistas e classificações e outras modalidades. No lançamento de dardo e arremesso de peso é campeã brasileira. Ficou em três lugares no Parapan de Toronto no Canadá em 2015. Possui terceiro lugar no paraolimpíada em Pequim 2008.

Atletismo

O projeto de Atletismo da Funesp (Fundação Municipal de Esporte) atende hoje seis regiões de Campo Grande: Polo Aero Rancho (Ayrton Senna) pista igual olímpica; Vila Nasser Centro Olímpico Ruy Jorge da Cunha; Escolinhas; Moreninhas; Canguru; 5° CRAS Aero Rancho e Nova lima parque Tarsila do Amaral. No Parque Ayrton Senna o projeto é atendido com uma pista de medidas oficiais.

O objetivo do projeto é oportunizar à comunidade em geral a prática do atletismo, oferecer um esporte de qualidade e integração, onde todos possam participar independente do biótipo ou habilidade e ajudar na realização dos sonhos esportivos. A ação também visa encaminhar novos atletas às competições municipal, estadual, nacional e internacional. São atendidas aproximadamente 400 pessoas de Campo Grande.