Os Jogos da Juventude 2022, em Aracaju (SE), chegaram ao fim no último fim de semana e após 16 dias de disputas, Mato Grosso do Sul bateu recorde no número de medalhas conquistadas, com 21 no total -fechando a maior competição para atletas jovens do país na oitava colocação geral, entre as 27 unidades federativas.

A seleção estadual foi organizada e coordenada pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul). Foram sete medalhas de ouro, oito de prata e seis de bronze, além de colocações expressivas em meio a 4,1 mil atletas, de 15 a 17 anos, de 26 estados do país e o Distrito Federal.

Destaque

O principal destaque sul-mato-grossense foi o wrestling, também conhecido como luta olímpica. Ao todo, foram seis medalhas faturadas na modalidade. Com 16 anos de idade, Marciel Martinez Gonçalves foi a revelação dos Jogos, com três ouros conquistados, e entrou para a lista dos melhores atletas do evento organizado pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil). O atleta de Campo Grande fez 10 lutas e não perdeu uma sequer.

medalhas marciel
Marciel foi um dos destaques (Foto: Divulgação)

Pela primeira vez, os Jogos da Juventude foram organizados no formato de seleções nas modalidades coletivas, permitindo a formação de equipes com atletas de diferentes escolas. O fato inédito é que MS chegou às semifinais com as equipes das quatro modalidades: basquetebol, handebol, futsal e voleibol, tanto no feminino, quanto no masculino.

De forma invicta e perdendo apenas um set durante toda a competição, o selecionado do voleibol masculino sul-mato-grossense trouxe a medalha dourada.

A delegação de Mato Grosso do Sul esteve na capital sergipana com 161 pessoas, sendo 134 estudantes-atletas, 16 técnicos, nove oficiais e dois fisioterapeutas. As próximas edições dos Jogos da Juventude já estão confirmadas pelo COB e serão realizadas nas cidades de Ribeirão Preto (2023), interior de São Paulo, e Blumenau (2024), em Santa Catarina.

Confira abaixo todas as medalhas conquistadas por MS:

21 medalhas: 7 ouros, 8 pratas e 6 bronzes

OURO

PRATA

  • Amanda Campos Abdallah, nos 200 metros borboleta (natação)
  • Bruna Ramos Scaff, nos 200 metros borboleta (natação)
  • Futsal masculino – segunda divisão
  • Luan Alves Cabral – estilo livre até 55 kg (wrestling)
  • Peterson Fernandes – prova por pontos (ciclismo)
  • Manuela Souza – pesado acima de 70 kg (judô)
  • Handebol feminino – segunda divisão
  • Basquetebol feminino – segunda divisão

BRONZE