O voleibol de Mato Grosso do Sul estreou, nesta quarta-feira (7), com vitória nos Jogos da Juventude 2022, em Aracaju (SE), tanto no feminino, quanto no masculino. O dia também marcou a volta do taekwondo ao programa de modalidades da maior competição para atletas jovens do país e ainda teve as primeiras partidas de futsal.

Conforme a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), as meninas do voleibol foram as primeiras a entrarem em ação. Disputando a segunda divisão, Mato Grosso do Sul superou o Rio Grande do Norte por 2 sets a 1 (parciais de 23×25, 25×19 e 8×15). Nesta quinta-feira (8), a equipe sul-mato-grossense encara Mato Grosso, em busca da liderança do grupo.

voleibol
Time de voleibol feminino (Foto: Lucas Castro/ Fundesporte)

Já o masculino, na terceira divisão, venceu, sem sustos, a seleção do Tocantins, por 2 sets a 0 (12×25 e 12×25). Agora, terá Alagoas pela frente, ainda pela fase classificatória. “Foi um jogo muito bom, construímos um placar confortável e todo mundo pôde jogar. Começamos com uma vitória maiúscula, evidenciando que o time está unido”, destaca o líbero Rodrigo Yriel da Cruz, de 17 anos, de Ponta Porã.

Mato Grosso do Sul e Pernambuco empataram em 3 a 3 no futsal masculino, pela segunda divisão. O próximo desafio será diante de Minas Gerais. Entre as meninas, o time sul-mato-grossense lutou até o fim, mas não conseguiu superar o Rio Grande do Sul, pela primeira divisão. O placar foi de 3 a 2 para as gaúchas. A segunda partida será contra a Paraíba.

futsal
Futsal feminino de MS (Foto: Lucas Castro/Fundesporte)

A edição de 2022 dos Jogos da Juventude marca o retorno do taekwondo no programa esportivo, após cinco anos. Nesta quarta-feira (7), duas atletas pisaram no tatame. Pela categoria até 63 kg, Yasmin Santos Silva venceu Natalia Pereira, do Acre, nas oitavas de final, e foi derrotada por Evelyn Vale, do Amapá, nas quartas de final. Já Beatriz Fortunato Nunes não passou das oitavas, após sofrer revés para Isabelle Dalapria, de Santa Catarina.

Ao todo, 134 estudantes-atletas, de 15 a 17 anos, representam Mato Grosso do Sul na competição. A seleção estadual ainda conta com 16 técnicos, nove oficiais e dois fisioterapeutas, totalizando 161 pessoas. A primeira etapa, entre os dias 2 e 6 de setembro, foi composta por atletas do atletismo, badminton, natação, tênis de mesa e vôlei de praia.

Os representantes do taekwondo têm disputas de 7 a 9 de setembro e os do futsal e voleibol, de 7 a 11 de setembro. Já os atletas do ciclismo e wrestling vão em busca de medalhas entre os dias 11 e 13. O basquetebol e handebol terão partidas de 13 a 17. A ginástica rítmica e o judô fecharão os Jogos da Juventude, de 15 a 17 de setembro.

taekwondo
Taekwondo começou disputas na quarta-feira (Foto: Lucas Castro/Fundesporte)

Até o momento, Mato Grosso do Sul conquistou quatro medalhas na competição: Um ouro de Isabela Dantas no lançamento de dardo, dois pratas com Amanda Abdallah e Bruna Scaff na natação e um bronze com Ana Laura Cordeiro no atletismo.

O evento é realizado pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) e a delegação sul-mato-grossense é coordenada pela Fundesporte.