O Meeting Paralímpico de atletismo e natação em  será a primeira etapa do evento em 2022, neste sábado (9). Dois locais da Capital sul-mato-grossense vão sediar as provas de ambas as modalidades.

A pista e o campo do Parque Olímpico Ayrton Senna receberá 74 esportistas, enquanto a piscina da Funlec (Fundação Lowtons de e Cultura) contará com a presença de 20 nadadores. Ao todo, 94 atletas se inscreveram para as disputas.

Entre os atletas inscritos para as provas do Meeting Paralímpico, há jovens como David Morales, de 15 anos, que vai competir nos 1.500 m e arremesso de peso da classe T38 (paralisados cerebrais). David nasceu e vive em uma aldeia indígena na cidade de Dourados.

gymnasiade
Davi Morales (Foto: Arquivo pessoal)

Já disputou Paralimpíadas Escolares em São Paulo, mas, pela primeira vez, estará em uma competição de alto rendimento. “Para ele e sua família, tudo isso é uma novidade. Os pais ficaram muito felizes com a possibilidade de o filho competir entre adultos em outro município. Há pouco tempo, eles não imaginavam que isso era possível”, disse Rafael Alencar, técnico do jovem.

Os pais de David nem sonhavam em tê-lo, quando, em 1991, Alexandro entrou no Movimento Paralímpico. “Desde então, eu sempre quis participar de uma competição deste gabarito aqui no meu Estado”, afirmou.

Meeting Paralímpico

evento, um dos maiores do desporto nacional, é idealizado e organizado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) desde 2021 e ocorre em diversas cidades do país.

Coordenador de atletismo do CPB, João Paulo da Cunha também ressaltou a relevância dos Meetings ao paradesporto nacional. “É uma forma de fomentar o esporte. Além disso, os atletas podem, dentro de um evento competitivo, colocar em prática tudo o que treinam diariamente”, salientou.

No ano passado, o Meeting foi realizado em 16 cidades de 11 unidades federativas do país. Quatro das cinco regiões brasileiras receberam o evento – com exceção do Norte. Foram mais de 9 mil km percorridos e 2.372 atletas inscritos. Em 2022, serão 19 Estados que serão contemplados pelo projeto do CPB.

Depois de Campo Grande, o Meeting Paralímpico 2022 chegará a Macapá (AP), no dia 19 de agosto, também com provas de atletismo e natação. Para ver o calendário completo, basta clicar aqui.