O Brasil terá um representante sul-mato-grossense no 7° Campeonato Mundial de Kung Fu Kuoshu. O grão-mestre João Valdivino, presidente da FSKK (Federação Sul-Mato-Grossense de Kung Fu Kuoshu), está embarcando para Roma, na , para participar da competição que ocorre de 13 a 15 de maio, no Cinecittà World, parque temático da cidade italiana.

A magnitude do evento vem ao encontro da experiência de João, que já foi campeão mundial da modalidade em 2015. “Existe sempre a ansiedade de participar, mas estou tranquilo e preparado para fazer o melhor”, afirma o atleta.

“Estou indo buscar mais uma conquista para e para o Brasil”, continua o grão-mestre, que tem o apoio da (Fundação de Desporto e Lazer de MS).

Além do título de Campeão Mundial de Kung Fu Kuoshu, João também foi campeão brasileiro por dezoito vezes e campeão internacional por nove vezes, sem contar com os títulos sul-americanos e pan-americanos.

Modalidade

Apesar dos diferentes nomes, o grão-mestre João explica que Kung Fu, Wushu e Kuoshu são, de fato, a mesma modalidade.

“São o mesmo esporte, o que diferencia são as regras”, esclarece. Enquanto o Kuoshu segue as regras tradicionais do Kung Fu, o Wushu segue regras olímpicas. “O objetivo é que um dia modalidade se torne olímpica”, finaliza.