Faltando 6 meses para Copa do Mundo, Tite já começa a ‘desenhar’ seleção brasileira para o Catar
Copa do Mundo acontece entre novembro e dezembro deste ano
Fábio Oruê –
Não é à toa que a cada 4 anos o “ano de copa” seja chamado assim. Mesmo que a Copa do Mundo do Catar 2022 seja só em novembro e dure menos que dois meses, o trabalho dos envolvidos dura o ano todo.
Treinador da Seleção Brasileira, Tite já começou a traçar as linhas para, no final do ano, entregar um belo desenho no Catar e, de quebra, trazer o título para o Brasil. Para isso, com os amistosos marcados para os próximos meses, o técnico faz as convocações dos jogadores que vão integrar a seleção.
Inicialmente, a seleção tinha três jogos agendados para o próximo mês. Mas o amistoso com a Argentina — o chamado Superclássico das Américas — foi cancelado, segundo informou o coordenador de seleções da CBF, Juninho Paulista. Ele revelou que a entidade tenta marcar amistoso com uma seleção africana para a mesma data em que haveria o duelo sul-americano.
O primeiro jogo desta série será contra a Coreia do Sul no Seul World Cup Stadium, na capital sul-coreana, às 20h (7h de Mato Grosso do Sul) do dia 2 de junho. Na sequência, o adversário será o Japão no estádio Nacional de Tóquio, às 19h20 (6h20 de MS) do dia 6. O terceiro e último jogo, inicialmente contra a Argentina, estava agendado para o dia 11.
Mais jogadores em 2022
Uma novidade para a Copa do Mundo deste ano, é que os times vão poder convocar 27 jogadores para compor as seleções. A Fifa já indicou que vai permitir o aumento na lista de convocados, mas ainda não oficializou essa ampliação.
Com 27 atletas, Tite inflou a lista de atacantes e de laterais (que passou de quatro para cinco atletas). Geralmente, Tite chama seis ou sete atacantes. Desta vez, ampliou para oito ao promover os retornos de Gabriel Jesus, Raphinha e Matheus Cunha. Ele confirmou as presenças de Vinicius Junior e Rodrygo, ambos do Real Madrid, além de Richarlison e Gabriel Martinelli. Antony foi a baixa de maior peso.
Havia expectativa também para a lista de laterais. A disputa está aberta para os dois lados. Tite chamou Daniel Alves e Danilo para a direita. Na esquerda, há quatro nomes para duas vagas. Nesta quarta, Alex Sandro, Guilherme Arana e Alex Telles foram chamados e esquentaram a briga — Renan Lodi ficou fora.
Tite ampliou a relação de atletas por conta do risco de lesões e também pela proximidade da final da Liga dos Campeões. A aguardada partida, marcada para o dia 28 deste mês, vai reunir Real Madrid e Liverpool, times europeus que contam com diversos brasileiros convocáveis em seus elencos.
Um deles é o volante Fabinho, que saiu de campo machucado na terça em jogo do Liverpool. Ele foi chamado mesmo assim. No meio-campo, Tite demonstra ter menos dúvidas. Philippe Coutinho, que voltou à seleção na convocação anterior, voltou a ser chamado e ganhou força para assegurar seu lugar na Copa. Arthur e Gerson não foram incluídos na lista desta quarta.
Na zaga, Gabriel Magalhães saiu na frente na disputa direta com Felipe, do Atlético de Madrid. Tite vem indicando em suas convocações que Marquinhos, Thiago Silva e Éder Militão já estão garantidos no Mundial. O trio foi chamado mais uma vez na quarta.
Confira a lista dos convocados que podem estar na Copa do Mundo:
Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras).
Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Alex Sandro (Juventus), Guilherme Arana (Atlético-MG), Alex Telles (Manchester United) e Danilo (Juventus).
Zagueiros: Marquinhos (Paris Saint-Germain), Thiago Silva (Chelsea), Éder Militão (Real Madrid) e Gabriel Magalhães (Arsenal).
Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid), Fred (Manchester United), Bruno Guimarães (Newcastle), Lucas Paquetá (Lyon), Danilo (Palmeiras), Fabinho (Liverpool) e Philippe Coutinho (Aston Villa).
Atacantes: Neymar (PSG), Raphinha (Leeds), Gabriel Jesus (Manchester City), Vinicius Junior (Real Madrid), Rodrygo (Real Madrid), Richarlison (Everton), Matheus Cunha (Atlético de Madrid) e Gabriel Martinelli (Arsenal).
Brasil x Argentina
Depois da série de amistosos, a seleção de Tite enfrentará a Argentina, no dia 22 de setembro, em partida válida ainda pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo do Catar.
Trata-se da reedição daquele jogo interrompido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), no estádio do Corinthians, em São Paulo, em 5 de setembro do ano passado. O resultado não vai alterar a classificação final das Eliminatórias, com o Brasil no primeiro lugar e a Argentina, em segundo.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.