Estudantes do Clube de Xadrez do (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) vencem na modalidade de xadrez no 35º Jogos Escolares de que contou com a participação de diversos alunos de outras instituições de ensino da cidade, promovido pela Funesp (Fundação Municipal de Esportes).

As disputas ocorreram nos dias 30 de abril e 1 de maio no CCI (Centro de Convivência do Idoso) Vovó Ziza, e os estudantes venceram na classificação por equipes, tanto no feminino quanto no masculino.

“Fiquei muito feliz com minha classificação no campeonato e também com o desempenho de todo o clube, o que me deixou muito confiante em relação aos Jogos Estaduais. Os encontros do Clube de Xadrez ajudaram bastante, pois pude competir com outros jogadores muito bons e melhorar minhas habilidades na prática”, relata a estudante Letícia Soares, campeã na categoria geral e individual.

A equipe feminina também contou com a campeã Ana Carolina Oliveira de Vega Schueller com medalha de prata na disputa individual. Já na equipe masculina, a equipe campeã foi formada pelos estudantes Guilherme Giovane Ribeiro de Moraes, Henrique Valentin Ferreira e Vinícius da Silva Mascarenhas. Guilherme e Henrique conquistaram as medalhas de prata e bronze na categoria individual.

O professor de , Luiz Sinésio, aponta que os resultados demonstram o potencial dos estudantes e do projeto. “As práticas corporais, como as esportivas, constituem elementos de formação integral prevista na área de linguagens e suas tecnologias e nos projetos pedagógicos dos técnicos do IFMS, que com o clube de xadrez potencializa aspectos intelectuais, favorece a cooperação e o espírito de equipe decorrentes de sua prática”, destacou.

Clube de xadrez

Todos os alunos medalhistas do 35º Jogos Escolares fazem parte do Clube de Xadrez, desenvolvido na disciplina de Educação Física em parceria com professores de outras áreas do conhecimento. As atividades do clube iniciaram no mês de março deste ano.

“O projeto tem como objetivo desenvolver ações interdisciplinares de ensino e pesquisa com a participação ativa dos estudantes na elaboração e concretização das atividades educativas propostas”, esclarece o professor.

Ao todo, 30 alunos participam do clube e as aulas acontecem às quartas-feiras nos períodos matutino e vespertino e às sextas-feiras no matutino.

Jogos Escolares

O evento promove disputas de 18 modalidades: atletismo, ciclismo, natação, badminton, tênis de mesa, xadrez, judô, karatê, taekwondo, wrestling, basquete 3×3, vôlei de praia, basquetebol, futsal, handebol e voleibol, ginástica artística e ginástica rítmica.

A edição contará ainda com as modalidades paradesportivas de atletismo, bocha paralímpica, tênis de mesa e parabadminton.

O IFMS tem 50 alunos distribuídos nas competições de futsal masculino, vôlei feminino, vôlei de praia, tênis de mesa, judô e xadrez.