O jovem karateca Luiz Felipe da Silva vai disputar a seletiva do brasileiro de Karatê, que acontecerá entre os dias 17 a 21 de agosto, em Londrina. A expectativa é que 1,2 mil atletas participem da etapa.

Estudante de engenharia da computação, o karateca já ganhou alguns títulos, ganhando o 1º lugar na disputo estadual este ano. “Eu estou confiante. Em anos anteriores peguei classificação do brasileiro. Estou treinando bastante e acredito que eu vou chegar bem para competir”, disse o karateca.

“A expectativa é que tenhamos aproximadamente 1.200 atletas a nível nacional, competindo em Londrina, como o carateca londrinense Vinicius Figueira, que foi campeão do World e medalhista dos Jogos Pan- Americanos de Lima 2019”, contou o presidente da FEL (Fundação de Esportes de Londrina), Marcelo Oguido.

Luiz recebe o Auxílio Atleta, garantido pela Funesp (Fundação Municipal de Esporte), quem tem como objetivo apoiar atletas e equipes, do município em competições esportivas e paradesportivas oficiais no território nacional ou no exterior, disponibilizando assistência no custeio com transporte, estadia, alimentação e pagamento de inscrições.

Inscrições abertas para karatecas

As inscrições para a etapa paranaense ainda estão abertas. As federações estaduais de Karatê, filiadas à CBK (Confederação Brasileira de Karate), têm até o dia 5 de agosto para entregarem as fichas de inscrição preenchidas. O edital de abertura das inscrições e todas as informações sobre a competição estão disponíveis aqui.

Cada federação estadual poderá inscrever até nove karatecas por categoria individual, podendo participar os nascidos a partir de 2015, para concorrer na Sub-8; assim como os nascidos em 2014 e 2013, para a categoria Sub-10; e os nascidos em 2012 e 2011 para concorrer a categoria Sub-12.

Na categoria Sub-14 serão aceitos os nascidos em 2010 e 2009; na Cadete os nascidos entre 2008 e 2007; na Júnior, os nascidos em 2006 e 2005; na Sub-21 os nascidos em 2004, 2003 e 2002; já na Sênior/Kata, os nascidos até 2006 e, por fim, na Sênior/Kumite, os nascidos até 2004.

Como receber o Auxílio Atleta?

Para receber o auxílio, o atleta deve ser brasileiro nato ou naturalizado, possuir mínima de 8 anos, residir no município há mais de um ano, estar em plena atividade esportiva para participar de competições.

O requerimento de concessão deverá ser apresentado com antecedência mínima de até 60 dias antes da competição. O valor máximo de custeio de despesa por atleta será de 5 mil reais.

Para ter o auxílio o atleta deve apresentar o requerimento junto à , anexando documentos que comprovem a condição de atleta, o calendário da competição, relação dos gastos e comprovante de estar matriculado em instituição de ensino (atletas menores de 18 anos de idade). A documentação deverá ser entregue em envelope hermeticamente fechado.