Começa na próxima terça-feira (17) os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul 2022. Reunindo 1.068 atletas, este ano as disputas têm modalidades de basquetebol e futsal, para estudantes de 15 a 17 anos.

Segundo a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de MS), a novidade desta edição é que as equipes são de seleções municipais, substituindo a representação por escolas. Esta primeira etapa da maior competição escolar sul-mato-grossense que ocorre em Campo Grande, e vai até 23 de maio, com número recorde de participantes dos 58 municípios.

Ao todo, aproximadamente 1,5 mil pessoas estão envolvidas, somando-se técnicos, equipe médica, organizadores e dirigentes. A participação dos municípios nesta edição será por seleções, isto é, equipe formada por estudantes-atletas representantes de várias instituições de ensino públicas e/ou privadas.

Assim, o formato alinha-se à etapa nacional, os Jogos da Juventude, organizados pelo COB  (Comitê Olímpico do Brasil). Em 2022, o evento terá Aracaju, no Sergipe, como cidade-sede, entre 1º e 18 de setembro.

As equipes estão divididas em divisões, tanto no basquetebol, quanto no futsal, e buscam classificação à Copa dos Campeões. O torneio à parte reunirá, em cada modalidade, entre 29 de junho a 3 de julho, os oito melhores municípios desta primeira fase dos da Juventude de 2022.

“No futsal masculino, por exemplo, são 58 times participantes. Não teríamos como colocar todos em um só grupo, por conta da duração dos jogos. Da maneira como organizamos, separamos em grupos e divisões, e todas as equipes terão oportunidade de jogar a Copa dos Campeões”, segundo o gerente de Esportes de Alto Rendimento da , Leandro da Fonseca.

Além das competições, os estudantes-atletas terão oportunidade de participar de atividades culturais e sociais no Centro de Convivência. Uma das ações é a campanha do agasalho. “Pensamos nessas ações para incentivar a solidariedade e a interação de nossos estudantes. Desta forma, eles levarão as lições aprendidas de volta para seus municípios”, explica a gestora da Gedel (Gerência-Geral de Desenvolvimento de Atividades Desportivas e de Lazer).

A cerimônia está marcada para às 19h30, no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco, na Capital. Clique aqui e confira o chaveamento das equipes na fase classificatória.