será palco, a partir desta terça-feira (17), do maior evento esportivo estudantil do Estado: os da Juventude de Mato Grosso do Sul 2022. São esperados 1,3 mil estudantes-atletas de faixa etária entre 15 e 17 anos, de 58 municípios de MS.

Esta primeira etapa dos jogos que envolve as modalidades basquetebol e futsal. A etapa bate recorde de participação, conforme a Gedel (Gerência-Geral de Desenvolvimento de Atividades Desportivas e de Lazer), que coordena os jogos.

Todas as disputas da primeira etapa acontecem em Campo Grande, e vão até o dia 23 de maio. “Estamos com altas expectativas, visto que é o primeiro ano depois da pandemia que realizamos um evento tão grande”, confessa a gerente-geral de Desenvolvimento de Atividades Desportivas e de Lazer da Fundesporte, Karina Pereira Quaini.

A cerimônia de abertura acontece nesta terça-feira (17), a partir das 19h30, no Ginásio Dom Bosco. A conta com apresentação cultural, no gênero chamamé, dos dançarinos Regina Garcete e Alisson, da de Dança de Salão “Harmonia”.

Após o desfile das delegações pelo ginásio, o atleta Ricardo Ribeiro Cavali, de Dourados, irá conduzir a tocha olímpica. Na sequência, Maria Eduarda Melo fará o juramento dos atletas para dar início aos Jogos.

Os Jogos Escolares da Juventude são realizados pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul). “Essa é uma competição fundamental para o desenvolvimento esportivo em nosso Estado”, declara o diretor-presidente da fundação, Silvio Lobo Filho.

Programação dos Jogos Escolares

A tabela oficial de partidas da fase classificatória do basquetebol e futsal dos Jogos Escolares. As disputas têm início às 18h de quarta-feira (18). A participação dos municípios nesta edição será por seleções, e não mais em representação por escolas.

Isto é, as equipes são formada por estudantes-atletas de várias instituições de ensino públicas e/ou privadas de uma mesma cidade. Assim, o formato alinha-se à etapa nacional, os Jogos da Juventude, organizados pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil). Em 2022, o evento terá Aracaju (SE) como cidade-sede, entre 1º e 18 de setembro.

Ao todo, o basquetebol terá 39 jogos na primeira fase, nos gêneros feminino e masculino. Já o futsal, 120. As partidas serão realizadas em 11 locais diferentes na Capital. A tabela completa de jogos da fase classificatória pode ser conferida clicando aqui.