Treino de manhã, estudo à tarde e, à noite, mais treino. Essa poderia facilmente ser a rotina de jogadores como Neymar, Messi ou Raphael Veiga, mas é a do jogador prodígio Brenno Lucas Freitas, de 12 anos. Natural de (mas três-lagoense de coração), o adolescente se prepara para enfrentar o primeiro dos grandes desafios na vida de um atleta.

Isso porque, na semana que vem, o jogador vai passar por uma avaliação de uma semana para integrar o time de base do time tricampeão da Libertadores. Se passar na observação do técnico da categoria, Brenno já vai pode se considerar um jogador palmeirense.

“A gente está alegre até agora. Toda a família fica na expectativa. Desde pequeno ele quer seguir essa carreira, então, com essa oportunidade no Palmeiras, todo mundo está muito feliz. Para a gente já é uma vitória, independente do resultado”, vibra o pai orgulhoso, Marcelo Freitas, de 43 anos.

Desde pequeno

As chances de integrar um time grande não vieram de graça: desde os 3 anos, quando começou a treinar futebol, Brenno já mostrou que tem a gana de um jogador.

“Ele é muito disciplinado. Treina três vezes por semana, de manhã e à noite, depois da aula. E os horários que ele não treina fora, ele treina em casa. Faz exercício sozinho, faz paredão”, conta o pai ao Jornal Midiamax.

jogador brenno
Brenno aos 4 anos treinando na escolinha do Flamengo (Foto: Arquivo pessoal)

Com foco no Palmeiras, o prodígio já passou pelos exames e vai fazer a avaliação em frente ao estádio do Palmeiras, o Allianz Parque, em São Paulo. Se tudo der certo, daqui a uns anos entra na arena como meia-atacante do time principal.

“Eu estou bastante ansioso. Isso faz parte, o Palmeiras é um grande clube e estou me sentindo muito confiante. Eu treino de manhã e à noite para quando chegar a oportunidade eu não desperdiçar”, comenta Brenno com a reportagem.

Jogador disputado

A fama de prodígio não é a toa, já que outros times estão de olho no jogador — e atleta disputado é atleta caro. Conforme contou Marcelo, Brenno já está sendo monitorado pelo Athletico Paranaense e conseguiu uma vaga também na Associação Desportiva Cabofriense, do .

O adolescente treina no Colégio Unitrês/Objetivo de Três Lagoas, que tem uma parceria com o Clube Athletico (PR). Além disso, na parte da noite, treina futebol de salão e integra o Jomap, time da Escola Estadual Professor João Magiano Pinto.

jogador brenno
Brenno é o mais novo no time de futebol de salão (Foto: Arquivo pessoal)

“Ele também foi convidado a ir no Paraná conhecer a estrutura do time do Arapongas Futebol Clube. Eu levei ele lá e eles mostraram a estrutura e até permitiram que ele ficasse lá se a gente quisesse”, diz o pai, com entusiasmo pelas conquistas do filho.

Mudança

Porém, pela idade, Brenno não pode ficar nos alojamentos dos times no qual foi convidado a jogar, já que os clubes aceitam apenas atletas a partir do 14 anos nas acomodações. Por isso, os desportistas menores precisam se mudar com a família ou ‘dar outro jeito' de ficar na cidade.

“Ano passado fomos passar férias na casa de parentes no Rio de Janeiro e ele fez teste no Cabofriense e foi aprovado, mas tinha que mudar para lá”, relata Marcelo.

Entretanto, com a oportunidade de jogar no Palmeiras, a família, que tem uma confeitaria em Três Lagoas, já está viabilizando uma mudança. “Eu tenho uma irmã que mora em São Paulo. A gente já está vendo a possibilidade de, caso ele passe, a gente mudar para lá sim”, adianta.

Além do pai e da de Brenno, também integram a família o irmão mais velho, Vitor Hugo, de 15 anos, e a irmã mais nova, Ana Clara, de 9.