Pular para o conteúdo
Esportes

Fluminense vira sobre Santa Fe e fica a um ponto das oitavas da Libertadores

O Fluminense se manteve invicto na competição
Arquivo -

Em jogo dramático no Maracanã, o acordou no segundo tempo depois de ser dominado pelo Santa Fe, venceu os colombianos de virada, por 2 a 1, nesta quarta-feira, e deu um passo gigantesco em direção à classificação às oitavas de final da . O time carioca contou com o faro de gol de Fred e o talento do jovem Caio Paulista para reagir no segundo terço do jogo e assegurar a vitória em casa.

O Fluminense se manteve invicto na competição, conseguiu a liderança isolada do Grupo D, agora com oito pontos, e ficou muito perto do mata-mata. Como Junior Barranquilla e River Plate empataram em 1 a 1, basta ao time tricolor um empate na próxima rodada para avançar às oitavas. O Santa Fe, que jogou melhor que o rival brasileiro por 60 minutos, lamenta muito o revés, pois tem apenas dois pontos e amarga a lanterna da chave.

O Fluminense fez nesta quarta seu pior primeiro tempo na Libertadores. Foi lento, deu muitos espaços ao Santa Fe e não teve criatividade. Resumindo, a defesa foi mal, o meio de campo, muito espaçado, não marcou e nem criou, foi apático e o ataque, inócuo. Os jogadores estiveram muito espaçados e nenhum setor funcionou. O único que se salvou foi o jovem atacante Kayky. O talentoso garoto bagunçou a defesa rival quando pôde, mas seus companheiros não o ajudaram.

Nesse cenário, o time colombiano controlou o jogo nos primeiros 45 minutos e só não desceu ao intervalo com uma vitória parcial porque falhou nas conclusões. Com liberdade para criar, o Santa Fe assustou com Arias, em finalização de fora da área, Osorio, em chute bloqueado, González, de cabeça, e Porras, em arremate potente.

O segundo tempo começou como terminou o primeiro: com o Santa Fe melhor e dominando a partida. A diferença foi que os colombianos colocaram o pé na forma e abriram o placar aos 12 minutos. No contra-ataque, Porras viu González penetrando entre Luccas Claro e Nino e deu um lindo passe por elevação para o atacante bater de primeira, sem deixar a bola cair, e marcar um golaço no Maracanã.

O Fluminense não se abateu e respondeu rápido, dois minutos depois. Mesmo desorganizado, chegou ao empate contando com o talento de Kayky e o faro de gol de Fred. O jovem fez boa jogada e serviu o goleador na área. Ele só ajeitou e bateu no cantinho de Castellanos. Foi o nono gol de Fred na temporada e o 22º na história da Libertadores, fazendo com que se tornasse o terceiro brasileiro com mais gols no torneio continental, ao lado de Célio, ex-Vasco e Nacional, do Uruguai.

O cenário rapidamente se modificou no Maracanã, de modo que a equipe da Colômbia baixou a guarda, aparentemente cansada, e o time carioca cresceu no jogo especialmente após as alterações de Roger Machado. O treinador colocou Cazares e Caio Paulista em campo e foi recompensado. Saiu dos pés deles a jogada do gol que garantiu o triunfo em casa.

O meio-campista equatoriano deu um bolão para o jovem atacante, na frente do goleiro, mostrar frieza e categoria para concluir na saída do goleiro e consumar a virada do Flu. Cansados, os colombianos nada mais fizeram diante do time tricolor, que teve chance para ampliar com Bobadilla, mas o zagueiro cortou em cima da linha.

O Fluminense dá uma pausa na Libertadores e volta suas atenções para o Campeonato Carioca. Sábado, às 21h05, faz o primeiro jogo da final do Estadual diante do Flamengo. No torneio continental, o próximo desafio é contra o Junior Barranquilla, terça-feira, às 21h30, no Maracanã.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE 2 X 1 SANTA FE

FLUMINENSE – Marcos Felipe; Calegari, Nino, Luccas Claro e Egídio; Martinelli (Wellington), Yago Felipe e Nenê (Cazares); Kayky (Caio Paulista), Luiz Henrique (Gabriel Teixeira) e Fred (Bobadilla). Técnico: Roger Machado.

SANTA FE – Castellanos; Arboleda (Pedroza), Torijano, Porras e Moralez; Pico (Caballero), Giraldo, Arias (McCormick), Osorio (Serje) e Jersson González (Velásquez); Jorge Ramos. Técnico: Harold Rivera.

GOLS – González, aos 12, Fred, aos 14, e Caio Paulista, aos 31 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO – Eber Aquino (Paraguai)

CARTÕES AMARELOS – Luccas Claro, Moralez, David Braz

LOCAL – Maracanã, no .

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Merenda licitações

R$ 7,6 milhões: TCE-MS barra licitações de Aral Moreira e Itaquiraí após irregularidades

Restrições ao uso do medicamento Elevidys não se aplicam ao Brasil

Em MS, mais de meio milhão podem ser beneficiados pelas novas regras da tarifa social de energia

Trump ordena que líder supremo do irã se renda: “paciência se esgotando”

Notícias mais lidas agora

Pela segunda sessão consecutiva, CNMP julga denúncias de corrupção no MPMS

Após vistoria apontar ‘cheiro intenso’, JBS insiste que adotou medidas antifedor

concessão morenão

Concessão de até 35 anos é alternativa para Morenão, aponta presidente de Comissão

Ex-atriz de Malhação anuncia que é ‘promovida a vovó’ e parabeniza enteado

Últimas Notícias

Brasil

Agentes da Abin cobram demissão de diretor da agência após indiciamento

Agentes alegam que o próprio delegado expulsou servidores quando foram apenas citados na investigação

Polícia

Justiça absolve homem acusado por tentativa de homicídio contra três irmãos em Campo Grande

Na época dos fatos, apenas um dos irmãos foi atingido pelos disparos de arma de fogo

Política

Aquidauana terá sinais de TVs públicas nos próximos meses

Moradores terão acesso a canais como TV Brasil, TV Educação, TV Saúde, Canal GOV e das emissoras da Rede Legislativa

Cotidiano

Em sete dias, 468 casos de síndrome respiratória foram confirmados em MS

Dos 22 óbitos, 6 foram por influenza; idosos são as principais vítimas de doenças respiratórias no estado