Após período crítico da pandemia, Jogos da Melhor Idade voltam a acontecer em MS
Foram cinco dias de disputas, de 10 a 14 de novembro, nas modalidades bocha e voleibol adaptado
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O retorno dos Jogos da Melhor Idade de Mato Grosso do Sul, após mais de dois anos, foi marcado por reencontros e confraternização entre idosos-atletas de 13 municípios, além de emoções à flor da pele, com o sentimento de superação da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Foram cinco dias de disputas, de 10 a 14 de novembro, nas modalidades bocha e voleibol adaptado, em Três Lagoas.
A competição teve como organizador o Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), com apoio da Empresa de Saneamento do Estado (Sanesul) e Prefeitura Municipal de Três Lagoas, via Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejuvel).
Participaram, ao todo, 255 idosos-atletas (132 no feminino e 123 no masculino), com idade mínima de 60 anos, de 13 municípios: Bataguassu, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Dourados, Iguatemi, Itaporã, Jardim, Maracaju, Nova Andradina, Ponta Porã, Selvíria e Três Lagoas.
“Nossos idosos sofreram muito com a pandemia, ficaram isolados em casa para a própria segurança, e foi emocionante ver essas pessoas voltando a competir, a encontrar amigos de outros municípios, matar a saudade numa grande confraternização. Os Jogos da Melhor Idade têm um sentimento diferente, proporciona qualidade de vida, diversão e momentos marcantes aos que participam”, salientou o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.
Arlinda Paniago, de 71 anos, joga voleibol adaptado há mais de uma década e não via a hora de voltar às quadras para representar Jardim. “Eu amo jogar vôlei e os Jogos só enaltecem a gente, é bom para nossa saúde também. É um privilégio poder voltar a participar e dar exemplo para a juventude de agora, nossos netos, de que praticar esporte é vida”, contou. “Conseguimos sobreviver à pandemia, vencemos o vírus e estou muito feliz”, comemorou.
Quem também se emocionou com a volta dos Jogos foi Jomeri Arnaldo Paludo, que vestiu as cores de Maracaju no vôlei adaptado masculino. Para ele, o melhor foi reencontrar os amigos. “Reencontrei muitos amigos. Tenho amizade em cada município do estado e isso é a coisa mais bonita que existe. Recebi todos de braços abertos e foi muito bom”. O atleta de 61 anos ainda elogiou a organização. “Como sempre, muito bem organizado, fomos muito bem recebidos e isso até nos emociona”.
Não precisa de muito tempo para notar que o técnico de vôlei adaptado feminino de Caarapó, Luis Fernando Trilha, ama o que faz. Esta foi a primeira competição do treinador de 32 anos à frente da modalidade e orientando atletas acima de 60 anos. “É superação a todo momento, ver pessoas idosas praticando esporte e se dedicando é gratificante, para mim é uma emoção muito grande. Vim trabalhar de uma forma e estou voltando de outra”.
O técnico explicou que tem suas avós como referência de amor e carinho, e sempre procura levar isso para dentro de quadra. “Sou uma pessoa muito próxima a minhas avós e estar as minhas meninas [atletas] me lembra isso. Não tem como tratá-las diferente. É isso que eu sinto. Elas precisam de carinho, de atenção e é isso que eu ofereço para minhas atletas”.
Atrações além do esporte
Os Jogos da Melhor Idade tradicionalmente oferecem atividades que vão além do esporte. O Concurso Miss e Mister Melhor Idade é muito esperado pelos participantes e, como sempre, abrilhantou o evento e animou o público presente. Entre os homens, o campeão em elegância e simpatia foi Hélio Ceni, atleta de vôlei adaptado de Campo Grande.
“A idade está sempre na nossa cabeça e se a gente for animado e feliz, é o que importa, principalmente ao se pensar nos momentos difíceis que passamos com a pandemia. Todos nós estávamos ansiosos esperando o dia em que os Jogos voltariam e graças a Deus neste ano aconteceu. Ficamos muito felizes e agradecidos”, relatou Ceni.
Já no desfile feminino, Maria de Fátima Silva, representante de Selvíria no voleibol, esbanjou sorrisos, carinho com a plateia e foi a escolhida dos jurados. “Foi uma alegria imensa poder representar minha cidade e mostrar para todo mundo que não tem idade para ser feliz, ter saúde e praticar esporte”.
Comandado pela dupla sul-mato-grossense Luis Goiano e Girsel da Viola, o Baile da Melhor Idade também movimentou os mais de 250 idosos do evento, que dançaram ao som do sertanejo, chamamé e vanera. A pista de dança foi montada na ArenaMix.
Confira abaixo os vencedores dos Jogos da Melhor Idade 2021 na bocha e vôlei adaptado:
BOCHA
Feminino
1° lugar – Caarapó: Obaldina Oliveira e Izabel Matos
2° lugar – Nova Andradina: Valdirene Gomes e Maria Lourdes Vasconcelos
3° lugar – Ponta Porã: Manoela Rodrigues e Calista Capbodevila
Masculino
1° lugar – Iguatemi: Roque Delevatti e Otávio Mantovani
2º lugar – Chapadão do Sul: Reovaldo Bogacki e Nelson Scheer
3º lugar – Ponta Porã: Domingos Augusto Antonio e Jacob Horst
VOLEIBOL ADAPTADO
Feminino
1º lugar – Três Lagoas
2° lugar – Maracaju
3° lugar – Campo Grande
Masculino
1º lugar – Campo Grande
2º lugar – Maracaju
3º lugar – Três Lagoas
Confira mais detalhes dos jogos: Boletim 7 – JMI 2021. Confira também todas as fotos do evento: Galeria de fotos – JMI 2021.
Os Jogos da Melhor Idade 2021 voltam a Três Lagoas em dezembro, entre os dias 10 e 12, para a etapa do esportes individuais e em duplas: atletismo, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, sinuca, tênis de mesa, truco e xadrez.
*Com assessoria
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Servidor público é preso após matar irmão de ex-esposa em Angélica
- Mulher sofre fratura no braço após ser ‘fechada’ por veículo durante ultrapassagem no Indubrasil
- Família de Begèt de Lucena precisa de doações para custos de tratamento; saiba como ajudar
- ‘Trecho crítico’ da BR-163 registra duas mortes em menos de uma semana em Campo Grande
Últimas Notícias
Augusto e Leandro são convidados especiais do ‘Barulho Bão’ desta terça-feira
Dupla anima o programa, comandado por MC Negão, com muito sertanejo
Acusações graves contra Kanye West: ex-assistente alega drogas e abuso sexual
Alerta de gatilho: Este texto aborda temas sensíveis como abuso sexual, drogas e violência
Pix volta a funcionar após apresentar falhas nesta segunda-feira
Problemas no sistema ocorrem esta manhã
Idoso morre 16 dias após ser atingido por motociclista que foge sem prestar socorro no Santo Amaro
Acidente aconteceu no último dia 28 de setembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.