Começa neste domingo (1º) o Campeonato Sul-Mato-Grossense de Sub-19, que garante vaga ao campeão na edição de 2021 da de Futebol Junior. A competição neste ano será esvaziada, pois, graças à pandemia de coronavírus e o pouco tempo até as inscrições da CBF, apenas 3 clubes se inscreveram.

O triangular será disputado pelo atual campeão, o União-ABC, o Comercial e a Serc, de Chapadão do Sul. A disputa, praticamente uma seletiva, será em turno único: quem fizer mais pontos, leva a taça e a vaga.

Coordenador de competições e vice-presidente da (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), Marco Antonio Tavares explicou não haver confirmação da Federação Paulista sobre a segunda vaga na Copinha dada ao Estado desde 2008 –caso ela seja oferecida, ficará com o vice-campeão.

Domingo, às 15h, no Jacques da Luz (o Estádio das Moreninhas), Comercial e Serc abrem a competição, com arbitragem de Ronan Machado Freitas Lima –auxiliado por Edson Campos de Mendonça e Ana Carolina Matias, com Carlos Linhares de 4º árbitro.

O Estadual Sub-19 é “herdeiro” do Sub-18, adotando o novo limite de idade em 2001. A competição já teve 25 edições, com a Sociedade Esportiva Industriária sendo a primeira campeã, em 1974, representando o Estado na Copa São Paulo, que destina vaga ao Estado desde 1999.

O Cene, atualmente inativo, é o maior campeão do torneio, com 6 títulos consecutivos entre 2002 e 2007.