A Prefeitura de lançou nesta segunda-feira (1) a 2019, que acontece nos dias 13 e 14 de abril na Capital. Desta vez, o objetivo é superar o público do ano passado no evento, que chegou a 14 mil pessoas. O evento ainda terá um plano de segurança para dar suporte em pontos estratégicos no trânsito próximo ao autódromo.

Prefeitura lança Copa Truck e quer superar público de 14 mil pessoas
Organizadora da corrida diz que público só cresce. (Foto: Marcos Ermínio)

Além da Copa Truck, o autódromo recebe também as corridas HB20 Race e Mercedes Benz Challenge. A organizadora da corrida, Vanda Camacho, explica que as equipes de participantes começam a chegar a partir da próxima terça-feira (9) e que o público vem crescendo desde a primeira Copa Truck em Campo Grande. O evento é transmitido nacionalmente pelos canais SporTV e Band Esporte.

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) comemora a terceira vez da corrida em Campo Grande e afirma que é uma forma de publicidade para a Capital. Segundo ele, a única mudança estrutural na corrida é na área onde aconteceu um acidente ano passado e um trabalhador foi atropelado nos boxes.

Prefeitura lança Copa Truck e quer superar público de 14 mil pessoas
Prefeito aponta que corrida só traz benefícios para a cidade. (Foto: Marcos Ermínio)

Trad ressalta que são 700 trabalhadores das equipes envolvidas na competição e que os setores hoteleiro, de gastronomia, de transporte e o comércio ganham com o evento. “São cinco horas de transmissão ao vivo, é preciso valorizar”. Segundo o prefeito, o público da Copa Truck em 2017 foi de 7 mil pessoas. Agora o objetivo é superar o público de 2018, que chegou a 14 mil.

Plano de segurança

No lançamento da Copa Truck também estiveram presentes integrantes da PRF (Polícia Rodoviária Federal), Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) e Guarda Municipal, que vão atuar na segurança do evento. A corrida conta com um plano de segurança, que envolve o trânsito de acesso e saída do evento.

Prefeitura lança Copa Truck e quer superar público de 14 mil pessoas
Terra explica que plano de segurança atende a requisitos do MPF. (Foto: Marcos Ermínio)

O objetivo é dar atenção especial a pontos estratégicos onde estarão os maiores gargalos do trânsito próximo ao autódromo. O presidente da Funesp (Fundação Municipal de Esportes), Rodrigo Terra, explica que o plano de segurança é resultado de um inquérito no MPF (Ministério Público Federal) desde 2003. Terra aponta que uma promotora pediu que fosse apresentado um plano e assim viabilizar a realização de grandes eventos no autódromo. Caso dê certo, o inquérito pode ser arquivado.

O superintendente da PRF, Luiz Alexandre da Silva, ajudou na elaboração do plano de segurança e destaca que foi elaborado com base em eventos anteriores. “O objetivo é que o evento ocorra de forma segura e tranquila, assim foram atendidas as observações feitas pelo MPF”.