Com aval da CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) para sediar um jogo da seleção na Liga das Nações de , a Prefeitura de estima que a retomada das obras do deve ocorrer em julho deste ano, com prazo para conclusão de aproximadamente 10 meses.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Rudi Fiorese, o município está em fase de “contratualização” com a empresa que deve ficar responsável pela obra e, após serem acertados todos os detalhes, a ordem de serviço será dada até o próximo mês.

“Pretendemos acelerar as obras para deixar tudo pronto para recebermos os jogos”, disse Fiorese sobre as partidas da Liga das Nações.

A licitação de reforma do Ginásio Guanandizão, em Campo Grande, foi lançada inicialmente em julho do ano passado com recursos do Estado e execução da Prefeitura. Em janeiro desse ano, a obra foi novamente licitada, ao custo de R$ 1,8 milhão, cuja vencedora foi a Ajota Engenharia e Construção.

No entanto, a empresa desistiu da empreitada pouco depois de iniciar as obras, após a Prefeitura negar aditivos ao contrato. A segunda colocada não aceitou herdar o empreendimento, mas a Recoma Construções, Comércio e Indústria, terceira no certame, topou fazer o serviço pelo preço inicial.

Reabertura

Quando as obras estiverem prontas, o objetivo da Prefeitura é fazer a reabertura do Guanandizão com um jogo da seleção brasileira de vôlei em um campeonato internacional, a Liga das Nações.

No último fim de semana, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) e o diretor-presidente da Funesp (Fundação Municipal de Esporte), Rodrigo Terra, foram a Cuiabá, no Mato Grosso, negociar essa partida com representantes da CBV.

Segundo o presidente da FVMS (Federação de Voleibol de Mato Grosso do Sul), José Eduardo Amâncio da Mota, a proposta foi aceita pela federação nacional.

Agora, a solicitação será submetida à FIV (Federação Internacional de Vôlei), mas a Prefeitura de Campo Grande deverá cumprir alguns critérios para a cidade conseguir de fato sediar um jogo no próximo ano.

“Vamos pedir parceria com o Governo do Estado para logística exigida pela Federação Internacional de Volley”, explicou o prefeito Marquinhos Trad. A ideia é que a etapa na Capital marque a reabertura do Estádio Guanandizão, prevista para abril de 2020.

Segundo o presidente da Federação de Vôlei de MS, Campo Grande é a primeira capital a oficializar o pedido, mas Rio Grande do Sul e Pernambuco também já demonstraram interesse. Neste ano, o torneio ocorre em Cuiabá e Brasília.

À espera de jogo da seleção, obras do Guanandizão devem ser retomadas em julho
Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, reunido com integrantes da CBV, em Cuiabá. (Foto: Divulgação/PMCG).