A decisão acontece a 2 meses do início da Copa do Mundo da Rússia

Nessa segunda-feira (09) a JFA (Associação de do Japão) realizou uma coletiva de imprensa e anunciou o término de seu contrato com o técnico Vahid Halilhodzic, da Samurai Blue (seleção nacional do Japão).

Segundo o presidente da Associação, Tashima Kohzo, após o jogo contra a Ucrânia, em 27 de março, era evidente que ele (o ex-técnico Vahid Halilhodzic) e seus jogadores estavam em uma situação em que não tinham confiança mútua e comunicação. Os membros do Conselho da Associação, o Comitê Técnico e outros membros envolvidos não puderam deixar de levar tal ponto em consideração. Uma “equipe forte” que compete entre os melhores do mundo não deve ter falta de confiança entre seu técnico e os jogadores. 

Quem assume a posição de novo treinador é Nishino Akira, diretor técnico do Samurai Blue desde 2016.

Em declaração à imprensa Akira afirmou que “A tarefa original que me foi atribuída como diretor técnico era apoiar o técnico da seleção nacional e sinto-me profundamente responsável pela situação atual. É uma tarefa muito difícil assumir a posição do treinador neste momento, mas senti a necessidade de definir as prioridades da equipe acima de mim para romper a situação atual. Darei o máximo esforço antes da Copa do Mundo para reunir todo o poder dentro da comunidade do futebol japonês”.

COPA 2018: Técnico da seleção japonesa é demitido