74 pontos

O Palmeiras terá a sua primeira oportunidade de garantir o título do Campeonato Brasileiro 2016 na tarde deste domingo, contra a Chapecoense. Às 17 horas (de Brasília), com ingressos já esgotados no Estádio Palestra Itália, o time mandante tenta fazer a festa de maneira antecipada diante de seus torcedores.

Com 74 pontos ganhos em 36 rodadas, o Palmeiras precisa apenas de um empate para quebrar um jejum de 22 anos sem conquistar o título brasileiro. Se o Santos (68) não ganhar do Flamengo (67) – os dois se enfrentam no Maracanã no mesmo horário -, o time alviverde é campeão mesmo em caso de derrota.

O confronto com a Chapecoense marca a última exibição de Gabriel Jesus com a camisa do Palmeiras no Estádio Palestra Itália antes da transferência para o Manchester City. Confirmado entre os titulares ao lado de Dudu, ele deve ter a companhia de Erik, substituto de Róger Guedes.

A única dúvida está concentrada no meio-campo, com Thiago Santos e Cleiton Xavier disputando uma vaga. Na zaga, Edu Dracena substitui o lesionado Mina. Já Zé Roberto volta à lateral esquerda.

“A equipe fez um bom Campeonato Brasileiro. Sabemos que não ganhamos, que falta um ponto. Tem que agarrar a chance e não deixar escapar”, disse o capitão Dudu, encarregado de erguer a taça em caso de título. “Há uma possibilidade muito grande e esperamos fazer um bom jogo para conquistar o título”, completou.

Comandada pelo técnico Caio Júnior, com passagem sem brilho pelo Palmeiras, a Chapecoense está dividida entre o Campeonato Brasileiro e a Copa Sul-Americana. Finalista do torneio continental, o time catarinense disputa a primeira final já na quarta-feira.

Com 52 pontos, a Chapecoense ocupa a nona colocação do Brasileiro e ainda tem chances de encerrar o torneio no G6. O time catarinense também pode se classificar para a Copa Libertadores como campeão da Sul-Americana. É neste contexto que Caio Júnior arma sua equipe para enfrentar o Palmeiras.

O técnico não indicou se poderá levar um time reserva para São Paulo. Um desfalque certo será o zagueiro Thiego, que foi punido pelo STJD com duas rodadas de suspensão.

FICHA TÉCNICA 
PALMEIRAS X CHAPECOENSE

Data: 27 de novembro de 2016, domingo 
Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo 

Horário: 17 horas (de Brasília) 
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa) 
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Alexandre Pruinelli Kleiniche

PALMEIRAS: Jailson; Jean, Vitor Hugo, Edu Dracena e Zé Roberto; Tchê Tchê, Moisés e Cleiton Xavier (Thiago Santos); Erik, Dudu e Gabriel Jesus 
Técnico: Cuca

CHAPECOENSE: Danilo; Caramelo, Filipe Machado, Neto e Dener Assunção; Josimar, Gil e Cleber Santana; Lucas Gomes, Kempes e Ananias 
Técnico: Caio Júnior

Histórico do confronto no Campeonato Brasileiro 
(Unificado de 1959 a 2016)

x

JOGOS (5)

2 vitórias

1 empate

2 vitórias

GOLS (18)

8 gols

10 gols

Uma vitória marcante de cada time

Palmeiras 4 x 2 Chapecoense 
2 de outubro de 2014 
Campeonato Brasileiro (pontos corridos) 
Local: Pacaembu (São Paulo – SP) 
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS) 
Renda: R$ 304.500,00 
Público: 15 447 
Palmeiras : Deola; João Pedro, Lúcio, Gabriel Dias e Juninho; Marcelo Oliveira, Victor Luís, Wesley (Bruno César) e Valdivia (Bruninho); Diogo (Cristaldo) e Henrique. Técnico : Dorival Júnior. 
Chapecoense : Danilo; Fabiano (Ednei), Douglas Grolli, Rafael Lima e Rodrigo Biro; Abuda, Ricardo Conceição (Wanderson), Camilo e Zezinho (Nenén); Fabinho Alves e Leandro. Técnico : Jorginho. 
Gols : Leandro aos 40′ do 1º tempo e aos 47′ do 2º tempo; Wesley, aos 7′, e Henrique aos 12′, 20′ e 24′ do 2º tempo. 
Cartões Amarelos : MRafael Lima, Rodrigo Biro, Zezinho e Fabinho Alves (Chapecoense)

Chapecoense 5 x 1 Palmeiras 
4 de outubro de 2015 
Campeonato Brasileiro (pontos corridos) 
Local: Arena Condá (Chapecó – SC) 
Árbitro : Jailson Macedo Freitas (BA) 
Renda : R$ 323.565,00 
Público : 16.474 
Chapecoense : Danilo; Apodi, Neto (Rafael Lima), William Thiego e Dener; Bruno Silva, William Barbio (Neném), Camilo e Maranhão (Ananias); Túlio de Melo. Técnico: Guto Ferreira. 
Palmeiras : Fernando Prass; Lucas, Jackson, Vitor Hugo e Egídio; Amaral (João Pedro), Arouca (Andrei Girotto), Rafael Marques (Allione), Dudu e Gabriel Jesus; Lucas Barrios. Técnico: Marcelo Oliveira. 
Gols : Neto aos 4′ e Camilo aos 23′ do 1º tempo; Túlio de Melo aos 9′, Dudu aos 14′, Apodi aos 20′ e Ananias, aos 41′ do 2º tempo. 
Cartões Amarelos : Andrei Girotto, Fernando Prass, Egídio e Jackson (Palmeiras)

Confira os gols do jogo do primeiro turno