Conheça outros 8 acidentes de avião na história do esporte internacional

O mundo já se chocou antes com acidentes envolvendo outros times

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O mundo já se chocou antes com acidentes envolvendo outros times

Um avião que transportava o time da Cahpecoense à Colômbia, para disputar a final da Copa Sul-Americana, caiu durante a madrugada desta terça-feira (29). A tragédia deixou 76 mortos no local. Um dos cinco sobreviventes, o goleiro titular Marcos Danilo Padilha, morreu em um hospital da Colômbia após ser resgatado com vida. 

Além do time, estavam presentes no vôo 21 profissionais da imprensa, da Fox e da Globo, e dirigentes do clube. Este não é o primeiro acidente com avião na história do futebol internacional. Há também casos com times de vôlei, rugby e hockey. Confira a história dos acidentes na lista abaixo:

4 de maio de 1949: O avião que trazia de volta a equipe italiana de Torino pra jogar em Lisboa se choca contra o campanário da Basílica de Superga, em Turín. O acidente deixou 42 mortos, quase todas do time de Torino.

6 de fevereiro de 1958: Um acidente aéreo em Munique, na Alemanha, deixa 23 mortos, entre eles oito jogadores da equipe de futebol inglesa Manchester United, além do treinador e de dirigentes do time. Bobby Charlton foi um dos sobreviventes.

16 de julho de 1960: Oito jogadores da seleção nacional de futebol da Dinamarca morrem em um acidente de avião, ocorrido no momento da aterrisagem no aeroporto de Kastrup, em Copenhague.

15 de fevereiro de 1970: Morre a maioria das integrantes da seleção feminina de volêibol de Porto Rico, em seu retorno do torneio na República Dominicana. O avião da Aviação Dominicana caiu no mar poucos segundos depois da decolagem, deixando 104 ocupantos mortos.

16 de outubro de 1972: Um avião da Força Aérea Uruguaia, que levava a equipe de rugby Old Christians se choca na cordilheira dos Antes. 26 dos passageiros morreram no local de fome e frio. Dois meses depois do acidente, 16 sobreviventes são encontrados na cordilheira.

8 de dezembro de 1987: Um avião da Marinha de Guerra do Peru, em que viajavam 16 jogadores e o treinador do time Alianza Lima, cai no mar quando regressava de uma partida em Pucallpa.

27 de abril de 1993: Um avião da Força Aérea da Zambia, que se dirigia ao Senegal, cai no mar pouco depois de haver recarregado o combustível na cidade de Libreville. O acidente deixou 30 mortos, entre eles todos os membros da seleção nacional de futebol qda Zambia (17 jogadores e o corpo técnico).

7 de setembro de 2011: Os integrantes da equipe de hockey sobre gelo Lokomotiv morrem numa queda de avião, em Yaroslavl, a 200 quilômetros ao norte de Moscou, na Rússia. Haviam 37 membros da equipe a bordo. Apenas um deles escapou do acidente, mas faleceu cinco dias depois.  

(sob supervisão de Evelin Araujo)

Conteúdos relacionados