Messi, Cristiano Ronaldo e Neuer disputam o principal prêmio individual do

 

O auditório do Kongresshaus, em Zurique, está lotado nesta segunda-feira para a entrega da premiação individual mais importante do futebol, a Bola de Ouro da . Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Manuel Neuer estão na disputa.

O atacante português do Real Madrid ganhou em 2008 e 2013, enquanto o argentino do Barcelona tem uma inédita sequência de quatro vitórias seguidas, de 2009 a 2012. O goleiro alemão do Bayern de Munique é o azarão no prêmio.

A solenidade começou com a divulgação do Time do Ano, a seleção de 2014. O time ideal tem três jogadores alemães (o goleiro Neuer, o lateral Lahm e o meia Kroos). O Brasil tem dois representantes – os zagueiros David Luiz e Thiago Silva, mesmo com a seleção brasileira tendo sofrido 14 gols em sete partidas na Copa do Mundo. Messi e Cristiano Ronaldo apareceram na equipe ideal pela oitava vez, um recorde na premiação.

A seleção do ano, chamada Fifpro World XI, é escolhida por atletas, através do Fifpro, uma espécie de sindicado internacional de jogadores. Neste ano, votaram 23.383 atletas.

O técnico do ano foi Joachim Low, campeão mundial com a Alemanha. Muitos apostavam no argentino Diego Simeone, por ter levado o Atlético de Madrid à final da Liga dos Campeões com muito menos orçamento do que os rivais. Low teve 36,23% dos votos; Carlo Ancelotti, do Real Madrid, teve 22,06% e Simeone teve 19,02%. O técnico de time feminino foi Ralf Kellerman, do Wolfsburg.

– Os técnicos alemães têm grande participação neste prêmio. Eles trabalham muito bem com os jovens, participam de todo o processo. Não à toa estão aqui jogadores como Lahm, Kroos e Neuer – disse Low.

Além da Bola de Ouro, a solenidade vai entregar prêmios para a melhor jogadora do mundo, com a brasileira Marta concorrendo com a americana Aby Wambach e a alemã Nadine Kessler, técnico do ano no masculino e feminino e o Prêmio Puskas de gol mais bonito do ano.

Confira os prêmios:

Time do Ano: Neuer (Bayern de Munique), Sérgio Ramos (Real Madrid), David Luiz (PSG), Thiago Silva (PSG) e Lahm (Bayern de Munique); Kroos (Real Madrid), Iniesta (Barcelona) e Di María (Manchester United); Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Messi (Barcelona) e Robben (Bayern de Munique).

Técnico do ano: Joachim Low (Seleção da Alemanha)

Técnico de time feminino: Ralf Kellerman (Wolfsburg)

Prêmio Puskas: James Rodríguez (Colômbia, contra o Uruguai na Copa do Mundo)