“Não podemos deixar espírito da Fifa ser dragado para lama”, diz Blatter

Discurso do presidente da Fifa antes da eleição pede colaboração para que o futebol seja limpo
| 29/05/2015
- 14:45
“Não podemos deixar espírito da Fifa ser dragado para lama”, diz Blatter

Discurso do presidente da antes da eleição pede colaboração para que o seja limpo

Em um discurso que abriu a eleição para a presidência da Fifa, na manhã desta sexta-feira em Zurique, Joseph Blatter enfatizou mais uma vez querer transparência no futebol, pedindo colaboração às Federações para combater a corrupção. Abalado com o escândalo que atingiu a entidade, culminado quarta com a prisão de influentes executivos, o presidente frisou se tratar de indivíduos e não de toda a organização, realçando a importância de uma atuação incisiva para o combate ao jogo sujo.

– Há uma sombra sobre o futebol e sobre esse Congresso, por conta dos eventos que ocorreram. Vamos levantar essa sombra. Não podemos deixar espírito da Fifa ser dragado para lama. Quem está por trás são indivíduos e não toda a organização. Indivíduos que perderam de vista o fato de que nosso jogo é um esporte de equipe, onde todos buscam o mesmo objetivo – destacou.

Sempre pedindo colaboração, Blatter assumiu, como mandatário maior da entidade, sua parcela de responsabilidade nos indevidos rumos, porém insistiu na ajuda de todas as Federações para realinhar a entidade. – Aceito que presidente seja responsável por tudo, mas quero compartilhar responsabilidade com vocês e o Comitê Executivo. Eu os convoco a se juntarem a nós para colocar a Fifa de volta nos trilhos. A Fifa precisa de vocês – Joseph Blatter, que tenta o quinto mandato e tem no príncipe Ali bin Al-Hussein o único adversário.

Após o discurso do presidente, o Congresso da Fifa comunicou aprovação do relatório de atividades de 2014, sem votos contrários. Outra informação, esta fornecida um pouco antes da abertura do evento, é entrevista coletiva pós-votação foi adiada de hoje para amanhã. Dessa forma, o vencedor só responderá no sábado as perguntas dos jornalistas.

Durante o evento, uma manifestante pró-Palestina invadiu o local onde ocorrem os discursos e abriu uma bandeira. Joseph Blatter logo pediu que seguranças a retirassem

Veja também

Vice-campeã em Toronto no domingo, Bia Haddad não está tendo descanso. Estreou com derrota em...

Últimas notícias