O Barcelona venceu o Celta fora de casa 

O Barcelona venceu o Celta fora de casa e manteve a gordura de quatro pontos sobre o Real Madrid na briga pela ponta da tabela. Esta é a única boa notícia para a equipe de Neymar, que não atuou bem neste domingo. O goleiro Bravo foi ameaçado diversas vezes, principalmente no primeiro tempo.

O trio de craques do time catalão, Messi, Neymar e Suárez, não conseguiu se impor sobre a marcação. O brasileiro esteve bastante apagado, sendo desarmado com facilidade e desperdiçando uma chance clara no primeiro tempo. O desempenho pode estar relacionado com a ausência de Jordi Alba, que não entrou em campo por causa de uma lesão na perna direita. Sem ele, faltou profundidade para o Barça no lado esquerdo de ataque.

Em um jogo pegado um lance inusitado fez o Celta terminar com 10 em campo. Orellana atirou grama contra o rosto de Busquets do Barcelona aos 43 minutos do segundo tempo. O juiz não perdoou e mandou o atleta para o chuveiro.

Fases do jogo
Nos seis minutos iniciais o Celta controlou todas as ações e só então o Barcelona conseguiu ver a cor da bola. Era uma amostra do que seria o primeiro tempo. Os donos da casa pressionando a saída de bola e o meio de campo do líder do Campeonato sem conseguir organizar jogadas. Numa partida equilibrada o Celta levou vantagem nas chances criadas na etapa inicial – 3 contra 2. O time ainda teve um gol anulado.

Neymar não conseguiu aparecer no ataque e ainda perdeu a melhor oportunidade de gol do Barça. Messi costurou pelo meio e chutou. O goleiro deu rebote, mas o a bola veio alta e brasileiro isolou.

Os visitantes continuaram sem brilho na volta dos vestiários. O futebol do Barça só melhorou com a entrada de Xavi, aos 11 minutos do segundo tempo. Não significa que a equipe brilhou, mas achou um gol de bola parada aos 28 minutos com Mathieu completando de cabeça e depois controlou as ações do Celta

Toque dos técnicos: Luis Enrique tem a desculpa de não esperar um Celta com jogo coletivo tão intenso. Mas na volta do intervalo o Bacelona voltou da mesma maneira e sem conseguir se impor frente a uma equipe que está no meio da tabela. O único acerto dele foi por Xavi no lugar de Rafinha. Eduardo Berizzo tem méritos no desempenho dos donos da casa. Time bem armado que neutralizou as ações do líder da competição.

O melhor: Xavi. A qualidade do meio campo ajudou o Barcelona a controlar um pouco o jogo. Não que o time se impôs, mas como nos bons tempos ele recebia a bola e encontrava Iniesta em boa posição no ataque. Xavi também bateu a falta que resultou no gol de Matieu

O pior: Neymar. O atacante não apareceu em campo. Não foi efetivo nas arrancadas nem contribuiu para abrir a zaga do Celta e permitir que os companheiros viessem de trás para completar.

Para lembrar:
Legião brasileira: O Barcelona entrou em campo com quatro brasileiros entre os titulares: Daniel Alves, Adriano, Rafinha e Neymar.
Garçom: Assistência para o gol de Mathieu foi de Xavi, a 171ª dele com a camisa do Barcelona.