Ciclista australiano recebe medalha olímpica 11 anos depois

Atleta venceu prova de contrarrelógio em Atenas em 2004

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Atleta venceu prova de contrarrelógio em Atenas em 2004

Depois de 11 anos de competir na prova de contrarrelógio na Olimpíada de Atenas, em 2004, o ciclista australiano Michael Rogers recebeu a medalha de bronze obtida muito depois. Na ocasião, Rogers terminou a prova em quarto lugar. Ele herdaria o terceiro lugar em 2012, quando o campeão, o americano Tyler Hamilton, teve seu título cassado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), por envolvimento com doping.

O australiano recebeu a láurea nesta terça-feira em uma cerimônia na sede do COI, em Lausanne, na Suíça. John Coates, vice da entidade e presidente do Comitê Olímpico Australiano, foi o responsável por presentear Rogers. Thomas Bach, presidente do COI, e Brian Cookson, mandatário na União Ciclística Internacional (UCI), também estiveram presentes.

– É uma honra. Quando eu falo sobre aquele dia 11 anos atrás em Atenas, minha primeira reação é sorrir. Esta medalha de bronze me dá uma grande satisfação, e acrescenta algo tangível para as minhas memórias – falou Rogers.

A ação do COI teve como base a Agenda 2020, série de determinações que tentam dar uma nova cara ao movimento olímpico. Uma das recomendações é justamente honrar atletas limpos que tenham herdado medalhas olímpicas após outros atletas serem pegos no doping.

Após Hamilton ter seu título cassado, o novo vencedor da prova é o russo Vyacheslav Ekimov.

Conteúdos relacionados