Pular para o conteúdo
Esportes

Barrios marca e evita derrota do Palmeiras para o Cruzeiro

O Palmeiras evoluiu com a entrada de jogadores
Arquivo -

O evoluiu com a entrada de jogadores

Em contagem regressiva para começar a decidir o título da Copa do Brasil diante do Santos , o Palmeiras entrou em campo para encarar o Cruzeiro na tentativa de aumentar o ânimo antes de descer a serra em direção ao litoral. Porém, demonstrando clara falta de entrosamento, a equipe demorou para se encontrar em campo e não passou do empate em 1 a 1, conseguido graças ao gol de Barrios, que entrou no segundo tempo.

Depois de um primeiro tempo fraco em criatividade e chances de gols, o Palmeiras evoluiu com a entrada dos jogadores que são considerados titulares, como Gabriel Jesus e Barrios. A entrada de Vitor Hugo no lugar de Nathan, que disputou apenas a sua terceira partida no ano, também deu mais consistência à zaga. O Verdão tentou recuperar o tempo perdido na etapa final ao exercer pressão sobre o Cruzeiro, mas ficou com um gosto de quero mais ao tropeçar em casa.

O empate elevou o time em uma colocação na tabela, mas, ainda assim, a briga pelo G4 parece distante. Com 50 pontos, o time está a seis do , primeira equipe no grupo dos quatro primeiros, e pode ver a diferença crescer ainda mais ao final da 36ª rodada. O Cruzeiro, por sua vez, não se abala pelo resultado, já que segue na sétima posição, com 52 pontos, e mantém intacta sua sequência de 12 jogos sem derrota.

Contando os dias para a primeira final da Copa do Brasil, diante do Santos, o Palmeiras entrou em campo neste sábado a fim de encerrar a sequência ruim no Brasileiro. Com uma formação mista por conta da decisão do meio de semana, a equipe teve dificuldade em se entender nos minutos iniciais. A falta de comunicação perdurou durante o jogo, seja em maior ou menor escala.

Os primeiros esboços do Verdão no campo de ataque surgiram pelas laterais. Ora com Egídio ora com João Pedro, a equipe tentava ganhar espaço no setor ofensivo, mas esbarrava na boa marcação do Cruzeiro . O primeiro chute a gol saiu aos cinco minutos, com Allione, que arriscou da intermediária e viu a bola passar a direita de Fábio.

O Cruzeiro respondeu rápido e, aos oito, após vacilo de Nathan – que errou o passe no campo de defesa-, De Arrascaeta puxou contragolpe pela direita e serviu Marcus Vinícius, que chegou batendo de primeira, mas errou o alvo. Aos 14 minutos, foi a vez de Kelvin lamentar a pontaria ao arriscar da entrada da área e ver a bola sofrer desvio.

Mesmo diante de um adversário destemido, o Palmeiras não abdicou de atacar, o que tornou o jogo franco. Aproveitando espaços na marcação e erros no toque de bola, o Cruzeiro levou perigo ao gol alviverde em três oportunidades antes de abrir o placar. Em uma delas, Prass saiu nos pés do volante Cabral para evitar o gol.

Aos 20 minutos, no entanto, o goleiro não pôde evitar a bola na rede. Em nova chegada pelo lado do campo, Marcos Vinícius recebeu cruzamento dentro da área e aproveitou o vacilo de João Pedro na marcação para dominar, escolher o canto, e abrir o placar para o time mineiro, que quase aumentou cinco minutos depois em lance parecido de Willian.

Aos 33 o mesmo Willian perdeu nova chance de ampliar o marcador. Após passe da esquerda, o atacante ficou cara a cara com Prass, que permaneceu imóvel e conseguiu praticar a defesa, evitando uma desvantagem maior. A demora na transição de bola facilitava a tarefa do time mineiro, que antecipou a marcação e se manteve no campo de ataque durante boa parte do tempo.

Sem criação no meio-campo, o Verdão seguiu apostando sem sucesso nos cruzamentos. Em um dos raros momentos, João Pedro infiltrou pelo meio e lançou Cristaldo dentro da área. O argentino ganhou na corrida e chutou cruzado, mas exagerou na força e viu a bola passar por cima do travessão. Já nos últimos minutos, outro argentino – Allione – teve chance de marcar, mas errou a cabeçada.

Depois de deixar o campo sob as vaias da torcida, que ecoaram mais que os gritos de incentivo no intervalo, o Palmeiras voltou a campo com a mesma formação, mas tentando impor outra postura. Apesar de uma maior agilidade no toque de bola, o Verdão seguiu errando passes e deixando muito espaço para o adversário. Não a toa que, antes dos 15 minutos da etapa final, Marcelo Oliveira lançou mão de Gabriel Jesus, que substituiu Allione, e Barrios, que entrou no lugar de Cristaldo.

A troca alterou a estrutura tática do time. Com Gabriel Jesus em campo, após período com a Seleção olímpica, a equipe ajustou a marcação no setor esquerdo, transferindo Mouche para o centro do campo. Mesmo com apelo mais ofensivo, a formação não abandonou o 4-2-3-1 que Marcelo tem adotado desde sua chegada, e a partida ficou mais equilibrada em comparação à reta final do primeiro tempo, quando o Cruzeiro passou a maior parte do tempo pressionando.

Cerca de dez minutos foi o tempo que demorou para a mudança fazer efeito. Após cavar uma falta em seu primeiro toque na bola, Barrios empatou o jogo aos 25 minutos. De volta após a parada para as Eliminatórias, em que foi determinante para a vitória do Paraguai diante da Bolívia, o atacante subiu mais alto que a zaga para desviar o cruzamento de Egídio na direção do gol, igualando o marcador.

Obrigado a mudar de planos ao trocar a entrada de Dudu no ataque pela de Vitor Hugo na defesa, abrindo mão de Nathan – que disputou apenas sua terceira partida no ano -, Marcelo Oliveira e sua comissão técnica ficaram alertas ao verem o volante Thiago Santos caído após disputar bola no campo de defesa. No entanto, o choque não passou de um susto e o atleta voltou para a reta final, em que o Palmeiras dominou a maior parte das ações.

Já no fim do jogo, Lucas Barrios teve a oportunidade de conseguir a virada, mas acabou se atrapalhando com Gabriel Jesus e ambos perderam a posse da bola. Se tentava a vitória para arrumar uma motivação a mais para ir à Baixada Santista, agora o Palmeiras descerá a serra no fim de semana em busca da redenção, já que não vence desde o dia 28 de outubro, em jogo ante o Fluminense , pela Copa do Brasil.

 

Palmeiras 1 x 1 Cruzeiro

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)

Data: 21 de novembro de 2015, sábado

Hora: 19h30 (de )

Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)

Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)

Público: 19.395 pagantes

Renda: R$ 836.744,50

Cartões amarelos: Mouche e Leandro Almeida (Palmeiras); De Arrascaeta (Cruzeiro)

Gols: Lucas Barrios, aos 25 minutos do segundo tempo (Palmeiras); Marcos Vinícius, aos 20 minutos do primeiro tempo (Cruzeiro)

Palmeiras: Fernando Prass; João Pedro, Nathan (Vitor Hugo), Leandro Almeida e Egídio; Thiago Santos, Arouca e Allione (Gabriel Jesus); Kelvin, Mouche e Cristaldo (Lucas Barrios). Técnico: Marcelo Oliveira

Cruzeiro: Fábio; Ceará, Bruno Rodrigo, Manoel e Fabrício; Henrique, Willians e Ariel Cabral; Marcos Vinícius (Alisson), De Arrascaeta (Leandro Damião) e Willian (Marquinhos). Técnico: Mano Menezes

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

MPMS se cala sobre acordo que livra Patrola de ação por danos com rodovia ‘despedaçada’

Curso de Medicina da Santa Casa deve sair do papel até 2027, afirma instituição

VÍDEO: Vereadora bolsonarista assume que é casada com mulher e rejeita militância: ‘não sou minoria’

Cheias no Amazonas deixam 40 municípios em estado de emergência

Notícias mais lidas agora

Fiscalização vai fazer ‘batida’ na JBS para verificar acordo após flagra em Campo Grande

MPMS se cala sobre acordo que livra Patrola de ação por danos com rodovia ‘despedaçada’

Prefeita Adriane Lopes

Confira: cinco bairros vão receber asfalto após ajuste fiscal de Adriane

Após receber mais de 11 mil visitantes no fim de semana, Fenasul tem programação todos os dias para os campo-grandenses

Últimas Notícias

Polícia

Homem é preso após matar padrasto com facada no peito em MS

Padrasto não teria gostado de piadas feitas pela esposa do enteado

MidiaMAIS

Após passar por MS, elefanta Kenya chega ao Santuário dos Elefantes em Mato Grosso

Kenya viveu em cativeiro por 40 anos

Brasil

Governo brasileiro chama representante dos EUA para esclarecimentos após nota pró-Bolsonaro

Esta é a segunda vez que autoridades dos EUA são convidados para prestar esclarecimentos

Mundo

Trump diz que Brasil ‘não tem sido bom’ para os EUA e prevê anúncio de tarifas até esta quinta

Últimos dias foram marcados por "troca de alfinetadas" entre as autoridades nas redes sociais