A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, celebrou o sucesso do CPNU (Concurso Público Nacional Unificado), que ofereceu 6.640 vagas em 20 órgãos federais. Com mais de um milhão de candidatos, os aprovados são de 908 cidades em todas as regiões do Brasil. A ministra destacou que o concurso representa uma inovação na gestão pública e oferece novas oportunidades de carreira.
Dweck confirmou que o um novo edital, para a segunda edição do CPNU, será lançado no primeiro trimestre de 2025, com ajustes baseados na avaliação dos resultados. “Teremos outras oportunidades. Que ninguém se desanime, pois, em breve, teremos novos concursos”, garantiu a ministra.
A segunda edição pode incluir novas carreiras nas áreas de defesa, segurança e desenvolvimento socioeconômico. “A gente já tem 750 vagas propostas e pretendemos criar mais 750, com previsão para o Ministério da Defesa e para o GSI (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República)”.
A segunda carreira seria voltada para o desenvolvimento socioeconômico, mais transversal e pautada na discussão de desenvolvimento regional, desenvolvimento agrário, econômico e indústria. “Acho que essas duas carreiras vão atrair muita gente, porque são novas e têm uma média salarial intermediária, bastante atrativa”, disse Dweck.
Sobre as nomeações, a ministra informou que dependem da aprovação da Lei Orçamentária Anual até março, e os convocados terão até 18 de fevereiro para confirmar sua participação. O concurso tem validade de um ano, com possibilidade de prorrogação.
Além disso, a ministra comentou sobre a nova Caixa Postal GOV.BR, que visa melhorar a comunicação com o cidadão, e a implantação da Carteira de Identidade Nacional, que usa a biometria para garantir maior segurança e evitar fraudes.
Fique por dentro das vagas
Está em busca de oportunidades de trabalho ou é concurseiro? Participe do nosso grupo de Empregos & Concursos no Facebook. Atualizações diárias sobre principais concursos e vagas em Campo Grande, Dourados, Aquidauana, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã, Maracaju e demais cidades de MS.