Atenção, concurseiro: Confira as próximas etapas do ‘Enem dos Concursos’

Banca divulga lista definitiva para candidatos do bloco 8

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
enem
Dia de prova (Arquivo, Jornal Midiamax)

Foram divulgados nesta terça-feira (4) os resultados do CPNU (Concurso Público Nacional Unificado), o chamado “Enem dos Concursos”. O edital tem etapas distintas dos blocos.

Os candidatos devem conferir a lista na Área do Candidato, pela Fundação Cesgranrio. Para os candidatos do bloco 8 (nível médio), a jornada no concurso termina, pois a lista de classificação é definitiva. Os participantes poderão consultar seus resultados individuais e a lista definitiva de classificação.

Contudo, serão publicadas 173 listas de classificação para os cargos de todos os blocos, com tabelas detalhadas contendo a classificação completa. Para os cargos de nível médio, essas listas já são definitivas.

Edição extra

Aliás, para dar ampla transparência aos resultados do CPNU, também será publicado no Diário Oficial da União um edital com divulgação dos resultados finais do bloco 8:

  • esse edital trará a lista dos aprovados para vagas imediatas e a lista dos aprovados em lista de espera/cadastro reserva;
  • para esses candidatos, serão divulgados todos os dados que constarão no resultado individual;
  • o texto será corrido (não haverá tabela).

Blocos do 1 ao 7

Sendo assim, também foi divulgada a primeira lista de classificação para cada cargo dos candidatos inscritos nos Blocos 1 ao 7 (nível superior) e a primeira lista de convocação para os cursos de formação do concurso.

Portanto, os candidatos e candidatas que concorreram a cargos sem exigência de curso de formação também devem estar atentos ao processo de convocação dos cargos que exigem essa etapa, pois pode haver mudanças nas classificações. Nos dias 11 e 18 de fevereiro, sairão novas listas de classificação.

O Ministério da Gestão explica que no momento da inscrição, cada candidato organizou sua ordem de preferência para cargos e especialidades dentro do bloco temático escolhido. A classificação e a aprovação seguem essa hierarquia, priorizando sempre a opção de maior interesse do candidato.

Então, os candidatos que disputam cargos sem curso de formação devem aguardar a publicação da lista final dos aprovados, prevista para o dia 28 de fevereiro.

Se um candidato for aprovado para o cargo de sua maior preferência, por exemplo, ele será automaticamente excluído da disputa pelos demais. No entanto, se for aprovado para uma opção menos prioritária, como a terceira escolha (por exemplo), ele permanecerá na lista de espera para cargos de maior interesse (segunda e primeira opção) até a posse. Caso novas vagas surjam, poderá ser convocado para assumir uma dessas posições.

Entretanto, as listas poderão sofrer alterações conforme as escolhas individuais, pois os candidatos podem concorrer a diferentes cargos. Portanto, para garantir transparência no processo, serão divulgadas três listas preliminares para cada cargo dos blocos de 1 a 7 e três convocações para os cursos de formação (dias 4, 11 e 18 de fevereiro), até a lista final em 28 de fevereiro.

Calendário

4 de fevereiro

  • Divulgação do resultado final dos candidatos do Bloco 8 (nível médio);
  • Divulgação da primeira lista de classificação dos candidatos inscritos nos Blocos 1 ao 7 (nível superior);
  • Divulgação da primeira lista de convocados para os cursos de formação, que incluem os seguintes cargos:
  • Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG);
  • Analista de Comércio Exterior (ACE);
  • Analista em Tecnologia da Informação (ATI);
  • Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS);
  • Analista de Infraestrutura (AIE);
  • Especialista em Regulação de Serviços Públicos (ANEEL)
  • Especialista em Regulação de Serviços Públicos (ANTAQ)
  • Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT); e
  • Especialista em Regulação de Saúde Suplementar (ANS).
  • Prazo de dois dias, 04 e 05 de fevereiro, para confirmação de participação nos cursos.

11 de fevereiro

  • Divulgação da 2ª lista de classificação para todos os cargos de nível superior;
  • Divulgação da 2ª convocação para os cursos de formação, considerando as vagas abertas após as confirmações e desistências de candidatos convocados anteriormente;
  • Prazo de dois dias, 11 e 12 de fevereiro, para confirmação de participação nos cursos.

18 e 19 de fevereiro

  • Divulgação da 3ª lista de classificação para todos os cargos de nível superior;
  • Divulgação da 3ª convocação para os cursos de formação, considerando as vagas abertas após as confirmações e desistências de candidatos convocados anteriormente;
  • Prazo de dois dias, 18 e 19 de fevereiro, para confirmação de participação na nova convocação.

28 de fevereiro

  • Divulgação da lista definitiva de classificação dos candidatos aprovados nos blocos 1 ao 7 que não precisam de cursos de formação;
  • Divulgação da lista final de convocados para matrícula nos cursos de formação.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.