‘Cruéis’: Após interdições, irregularidades na Clínica Carandá são alvo de inquérito no MPMS

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) instaurou um inquérito civil para investigar as irregularidades sanitárias em nível crítico detectadas na Clínica Carandá, em Campo Grande. A investigação ficará a cargo da 43ª Promotoria de Justiça da Capital. A publicação consta no Diário Oficial do MPMS, desta segunda-feira (3).
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Pacientes da clínica redigiram um documento, a próprio punho, que foi entregue à Ouvidoria do MPMS, em abril de 2024, em que descrevem a situação do local como “grave” e, em outros momentos, como “cruéis”. Eles ainda listam uma série de problemas que estariam afetando o tratamento dos pacientes e a atividade dos funcionários.
Além disso, a medida vem meses após a Clínica Carandá ter sido interditada por duas vezes por irregularidades constatadas pela vigilância sanitária. Além disso, o estabelecimento ficou interditado por 18 dias pelo Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), em agosto do ano passado, devido ao déficit no quadro de enfermagem.
O inquérito civil instaurado pelo MPMS irá investigar possível lesão a direitos coletivos dos consumidores devido às irregularidades sanitárias nível crítico constatadas pela CVISA/MS (Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária de Mato Grosso do Sul).
O promotor de justiça Luiz Eduardo Lemos de Almeida deu o prazo de dez dias úteis para que os responsáveis pela clínica apresentem os documentos que acharem necessários e se manifestem sobre o interesse de tratar sobre um TAC (Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta).
Inspeções foram realizadas em 2022, 2023 e 2023 e apontaram diversos pontos de não conformidades. Em um relatório da vigilância sanitária, em 2024, foram constatadas as seguintes irregularidades.
- Auto de Infração Sanitária n. 12.024/2024, por negligência às normas que estabelecem as boas práticas em manipulação de alimentos;
- Auto de Infração Sanitária n. 12.037/2024, por uso de abastecimento alternativo de água, e não realizar a leitura e o registro do cloro residual diariamente;
- Auto de Infração Sanitária n. 12.048/2024, por não haver médico plantonista presente no momento da inspeção;
- Auto de Infração Sanitária n. 12.071/2024, por descumprimento de atos emanados do anterior Relatório Técnico de Inspeção n. 087/2024.
Na época, a Clínica foi chamada a se manifestar, mas não respondeu aos questionamentos da promotoria.
Carta de pacientes
Já na carta, os pacientes relatam que fizeram diversas tentativas com a direção da Clínica Carandá para tentar resolver os problemas, mas sem solução, o que teria motivado o registro da reclamação à Ouvidoria do MPMS.
Na lista de reclamações está a falta contínua de medicamentos, falta de pagamento de salário dos funcionários, falta de nutricionistas há mais de 40 dias, falta de médico plantonista, falta de atividades físicas ocupacionais, piscina suja há vários dias, manutenção dos quartos precária e falta de funcionários da enfermagem e da limpeza.
O documento é assinado por vários pacientes. “As situações são diversas, algumas graves, outras cruéis. E, como todas as vezes, que de alguma forma tentamos diálogos com os responsáveis pela clínica recebemos falsas promessas, decidimos reunir mais uma vez nossas reclamações que representam nada mais que reivindicações por direitos que temos, pois estamos pagando pelos serviços prestados”, relata parte da carta.
O Midiamax entrou em contato com a Clínica Carandá para pedir uma nota sobre o assunto. Em resposta, a empresa falou que buscou sanar as irregularidades apontadas nas inspeções.
“Em resposta às matérias divulgadas em alguns meios de comunicação, queremos falar diretamente ao
coração de cada um que nos lê. Somos a Clínica Carandá, um refúgio para aqueles que buscam a cura e a
esperança para suas vidas. Aqui, cuidamos da saúde mental com amor e dedicação, sempre focando em atender às expectativas de nossos pacientes e suas famílias, que veem em nós uma luz no fim do túnel. Reconhecemos que enfrentamos desafios no passado, mas estamos aqui para afirmar com orgulho que já superamos muitas dessas dificuldades.
Nossa busca por melhorias é incessante e está profundamente enraizada em nossa missão de proporcionar um atendimento humanizado e eficaz. Contamos com uma equipe multidisciplinar incrível — psicólogos, médicos clínicos, nutricionistas, assistentes sociais, enfermeiros e psiquiatras — todos unidos em prol do bem-estar dos nossos pacientes. Estamos sempre abertos a sugestões e acolhemos aqueles que acreditam na transformação e no poder da recuperação.
Sabemos que muitas famílias do nosso estado e de estados vizinhos dependem do nosso atendimento e queremos fazer a diferença na vida delas. Este ano, temos um plano especial: oferecer palestras gratuitas que envolvam as famílias enquanto seus entes queridos estão internados. Essas iniciativas visam fortalecer o vínculo familiar e proporcionar suporte emocional, porque acreditamos que o bem-estar das famílias é essencial para a recuperação dos pacientes”, diz parte da nota.
A Clínica Carandá ainda faz um convite para quem queira conhecer a instituição presencialmente. “Convidamos todas as famílias preocupadas a conhecerem nossa clínica pessoalmente. Estamos aqui para mostrar nosso trabalho e acolher quem precisa. Quanto às irregularidades mencionadas, já foram resolvidas junto à vigilância sanitária. A segurança dos nossos pacientes é nossa prioridade, e estamos sempre prontos para atender às exigências necessárias com agilidade.
No dia 14/02, teremos um evento muito especial: o Dia do Adicto Recuperado, em alusão ao dia 20/02,
Dia do Combate à Dependência de Álcool e Droga! Será um dia repleto de palestras inspiradoras, teatro,
testemunhos emocionantes e acolhimento familiar com rodas de conversa. Também planejamos iniciar
atendimentos psicológicos gratuitos para as famílias dos pacientes e desenvolver palestras fora da clínica para
combater o preconceito em relação à saúde mental. Estamos abertos a receber mídias interessadas em conhecer mais sobre nosso trabalho e entender a verdade por trás das notícias sensacionalistas. Basta agendar um horário na recepção, e teremos o prazer de conversar.
Agradecemos imensamente a Deus por todos que confiam em nosso trabalho e pela equipe maravilhosa
que se dedica com tanto carinho aos nossos pacientes. Juntos, continuaremos a trilhar o caminho da esperança e da recuperação”, finaliza a nota.
*Matéria atualizada às 12h47 do dia 04 de fevereiro para adicionar a nota da Clínica Carandá.
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