Com aplicação das provas previstas para o dia 5 de maio, o CPNU (Concurso Público Nacional Unificado) bateu o recorde nacional de inscritos em um concurso público já realizado no País. Apenas em Mato Grosso do Sul, são 34.449 inscritos, em provas que serão realizadas em , Corumbá, e .

A cidade com o maior número de inscritos é Campo Grande, com 21.538 pessoas inscritas. Em seguida, aparece Dourados, com 7.739 inscritos. Depois aparecem praticamente com números idênticos, Corumbá com 2.611 e Três Lagoas com 2.561 inscritos.

Além destes, as provas serão aplicadas em 224 outros municípios em todos os estados e Distrito Federal; esta é a unidade da federação com maior número de inscritos, com 220 mil candidatos, superando cidades mais populosas como Rio de Janeiro e São Paulo. 

O MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) enviou ofícios aos governadores e prefeitos das cidades onde serão aplicadas as provas. O documento solicita cooperação para garantir a segurança e a logística necessárias à realização do certame. A correspondência, assinada pela ministra da Gestão, Esther Dweck, destaca a importância de evitar a realização de grandes eventos nas cidades na data da aplicação da prova, a fim de facilitar o deslocamento dos candidatos e garantir a segurança nos locais de prova.

Além disso, a Fundação Cesgranrio, empresa aplicadora do concurso, em parceria com órgãos como a Secretaria de do e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, está em contato com as autoridades estaduais e municipais para tratar de questões logísticas e de segurança. 

Para viabilizar a logística e segurança do certame, uma rede de aplicação foi estabelecida conectando órgãos das administrações públicas federais e estaduais. Houve, inclusive, a integração com a Senasp/MJSP (Secretaria Nacional de Segurança Pública), PF (), PRF (Polícia Rodoviária Federal), Abin (Agência Brasileira de Inteligência), FN (Força Nacional) e Secretarias de Segurança Pública Estaduais.